Topo

"Cheguei a terminar o namoro", diz Andressa sobre transição de Thammy

Felipe Abílio

Do UOL, em São Paulo

25/09/2015 15h00

“Foi numa praia no dia do Réveillon, ela ajoelhou e me pediu em namoro”, relembra a assistente de palco do “Legendários” Andressa Ferreira, ligeiramente emocionada ao falar do início de seu relacionamento com Thammy Miranda. Junto há dois anos e meio, o casal se prepara para unir as escovas de dentes. Mas isso só está acontecendo após Andressa repensar todo o namoro e ambas superarem a crise de quando Thammy decidiu que tiraria os seios e começaria a tomar hormônios masculinos, há um ano.

Andressa ainda não consegue tratar Thammy no masculino: "Demora um tempinho" - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Andressa e Thammy estão juntos há cerca de dois anos e meio; o filho da cantora Gretchen fez os pedidos de namoro e casamento de joelhos
Imagem: Reprodução/Instagram
“Já sabia que ela tinha essa vontade e agia naturalmente porque no início eram só conversas, mas quando ela decidiu fiquei um pouco assustada”, conta. “Ficamos três dias separadas porque eu precisava pensar, cheguei a terminar o namoro. Até então namorava uma mulher que gostava de mulher e ponto, a partir daquele momento até a relação mudou, porque é colocada de forma diferente, vira uma relação heterossexual", explica a modelo e agora namorada de um transexual masculino.

Aos 27 anos – seis a menos que Thammy – a morena nascida no Guarujá, litoral paulista, confessa que no início foi difícil, mas que com o tempo se acostumou e aprovou a ideia. “Foi complicado entender essas questões, mas depois parei para pensar e vi que nada iria mudar de fato, ela já era masculina. O amor superou os tabus e preconceitos.”

Andressa ainda só não se acostumou a tratar a namorada no masculino. “Estou num processo assim como todo mundo, não vai ser uma coisa rápida de mudar porque para tudo existe uma adaptação. Como comecei a namorar com ela no feminino, por enquanto, para mim, ainda é no feminino. Ela me entende, não se incomoda e no futuro acredito que eu vá mudar. Tudo leva um tempinho.”

Sobre os efeitos colaterais dos hormônios masculinos e da retirada dos seios, Andressa só lembra de coisas boas. "Aumentou bastante a libido e eu sou do tipo que não nega fogo”, conta rindo. “Em relação aos seios, não senti falta, senti mais por todo o tabu que envolve isso, mas de aproveitar fisicamente não porque já era uma coisa que ela nem curtia, então não mudou muito.”

Bissexual assumida, Andressa tem se relacionado só com mulheres desde os 21 anos. O primeiro encontro com Thammy foi no programa da Record, dia do primeiro beijo.

“Já nos conhecíamos por amigos em comum, mas sempre estava namorando e ela também, mas naquela época calhou das duas estarem solteiras. Ela foi gravar o programa, saímos dali e fomos para uma balada. A gente já sabia que estava rolando um clima. No início, de minha parte era mais aquela curiosidade para ver a pegada. Na balada ela me beijou. Na hora a gente já sabia que iria dar certo, rolou aquela química, sabe?”

E mesmo com o jeito todo extrovertido de Thammy, Andressa diz que ficou mais reservada antes de se jogar de cabeça no namoro.

“No começo, a Thammy estava mais apaixonada. Eu demoro um pouco mais para me entregar, vou aos poucos, foi o meu tempo de adaptação. Mas conforme a gente vai convivendo, vai aprendendo a lidar com a personalidade uma da outra. A gente foi se moldando.”

Com quatro meses de relacionamento, Thammy decidiu homenagear a namorada no seu aniversário com uma tatuagem com o seu nome, deixando a modelo surpresa.

“Já tinha tido um namoro que tinham feito uma tatuagem simbolizando a relação, mas uma com o meu nome foi a primeira fez. É muita responsabilidade, mas adorei.”

Relação com Gretchen

Andressa posa com a sogra Gretchen - Reprodução/Instagram andressaferreira_oficial - Reprodução/Instagram andressaferreira_oficial
Andressa posa com a sogra Gretchen
Imagem: Reprodução/Instagram andressaferreira_oficial
Apesar de não ser de se meter muito na vida de Thammy, Gretchen já chegou a criticar algumas namoradas da filha por não achar que o relacionamento era muito saudável, mas com Andressa a história foi diferente.

“Na verdade, senti muito carinho, ela me trata superbem. Ela sentia que a relação de outras não era por amor, era por outras coisas, mas não é assim comigo”. Já os pais de Andressa também entendem o namoro da filha, e Thammy frequenta a casa dos sogros. “Minha família quer me ver bem, apoiam, não sei se realmente entendem o que acontece, mas meus pais lidam bem com isso, respeitam as minhas decisões. Encaram tudo numa boa.”

Ciumenta
Desde que Thammy iniciou o tratamento hormonal e a mudança física, o assédio e o interesse feminino cresceram em relação a ela, mas Andressa garante que não tem problemas com fãs. Porém, ela admite que já fez barraco com uma menina mais saidinha.

“Entendo e respeito as fãs, elas têm curiosidade e o assédio sempre foi grande. Mas uma vez, numa balada, uma menina pediu para a Thammy dar um beijo na boca dela, fiquei nervosa e mandei a menina se ferrar (risos). Fora isso, sou tranquila. A mulherada anda muito vagabunda, fica mandando foto pelada no inbox do instagram, às vezes entro no perfil dessas e xingo também.”

Sobre casamento e filhos, Andressa adianta que existem planos, mas uma coisa de cada vez. “Vamos nos mudar para a mesma casa em no máximo duas semanas. Já filhos e casamento, se a gente continuar se dando bem vão acontecer."