Topo

Dublador de Cake Boss e Bob Esponja diz que o chamam de "gêmeo" de Buddy

O confeiteiro norte-americano Buddy Valastro e Wendel Bezerra, seu dublador no Brasil - Reprodução/Facebook/Wendel Bezerra
O confeiteiro norte-americano Buddy Valastro e Wendel Bezerra, seu dublador no Brasil Imagem: Reprodução/Facebook/Wendel Bezerra

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

01/10/2015 12h05

Achou estranho o chef norte-americano Buddy Valastro falar em português na estreia de “Batalha dos Confeiteiros”, na última quarta-feira (30), na Record? Cake Boss apareceu com a voz de Wendel Bezerra, que dubla o apresentador há seis anos para a TV paga, além de fazer outros personagens famosos, como Bob Esponja.

Em entrevista ao UOL, Bezerra revela que mudou completamente a rotina por causa do reality da Record. “Quando o programa chega, tenho que parar [o que estou fazendo] e dublar. Não tenho margem para administrar minhas coisas. A coisa ficou mais desesperadora. Tem que torcer para que dê tudo certo até o fim”, conta o dublador.

Bezerra recebe o episódio às vésperas de ir ao ar, obrigando-o a ficar de plantão para dublar Cake Boss. “Estamos atrasados no cronograma, está chegando com pouca antecedência. Incomoda um pouco. Queria ter assistido inteiro, mas não tive tempo de assistir, dar uma checada, porque tinha que ser rápido”, lamenta.

Por receber um episódio por semana, o dublador não sabe quem é o campeão do reality, que já está todo gravado: "Mesmo se eu soubesse, levaria [o nome do vencedor] para o túmulo. Estou acostumado a lidar com contrato de confidencialidade de filmes, games, sei que é do mercado".

Buddy Valastro fala inglês em todos os episódios do reality. A direção do programa da Record chegou a pensar em legendá-lo, mas preferiu usar a mesma voz conhecida da TV paga. Bezerra dublou até as poucas tentativas do chef de arranhar o português (ele chegou a ter aulas para apresentar o programa).

“Às vezes, ele brinca, por exemplo, quando fala [em português] o nome do programa. Dublei tudo, sem sotaque. É um pouco mais difícil, porque como ele não tem facilidade fala de um jeito e com ritmo estranhos. É um pouco chato de encaixar, porque ele não fala como nós”, explica.

“Irmãos gêmeos”
Com 41 anos de idade e 33 de profissão, Wendel Bezerra é conhecido por dar voz a personagens de sucesso, como Bob Esponja e Goku (do anime “Dragon Ball Z”). O dublador, no entanto, ficou espantado com a fama de Cake Boss quando o chef visitou o Brasil em julho de 2014 e, literalmente, parou o trânsito em São Paulo.

“Foi impressionante. Não imaginei que tinha esse alcance todo. Foi realmente surreal. Inclusive, nesse dia eu tive que subir no palco, conversei com a plateia e quase não consegui ir embora. Quase rasgaram minha roupa. Não imaginei que fosse ser daquele jeito, foi engraçado e surpreendente”, relembra.

O evento no shopping Eldorado foi o primeiro encontro de Wendel Bezerra e Buddy Valastro, e foi possível notar a semelhança física entre os dois. O dublador acha divertido ser comparado ao chef nas redes sociais.

“Não dá para negar, o cabelo dele... Acho que ele é mais gordo que eu, mas também tenho formas arredondadas (risos). Não diria que parece, mas lembra bastante. São perfis muito parecidos. Se fosse descrever os dois, iria sair um desenho igual. O pessoal no Facebook, Twitter sempre comenta. Quando postei uma foto com ele, as pessoas disseram: ‘Irmãos gêmeos’”, brinca.

Dos bolos na infância à inspiração em Cake Boss

Além da semelhança física, Wendel Bezerra já teve seus dias de Cake Boss na infância, quando brincava de assar bolos em casa: “Engraçado, fazia bolo que nem um louco, umas duas, três vezes por semana. Bolo de limão, de laranja, simples, bem caseiro. Aí passou. Tanto que hoje não sei como faz”.

Embora não seja fã de doces (prefere salgados), Bezerra admira o talento de Buddy Valastro e diz se inspirar nele para administrar seu estúdio de dublagem, a Unidub. “Muitas coisas que vejo ele fazer no dia a dia servem para mim como dono de estúdio. A liderança dele, a postura, a dedicação. [Dublar Cake Boss] não foi só um trabalho, foi algo que acrescentou na minha vida pessoal”.

Fã declarado de Cake Boss, Bezerra planeja imprimir em tamanho grande uma foto ao lado do chef e expor em sua dubladora. Antes, vai pedir para o confeiteiro autografá-la quando ele voltar ao Brasil, em dezembro, para a final de “Batalha dos Confeiteiros”, que será ao vivo.