Topo

Webcelebridade, Hugo Gloss é amigo dos famosos e sonha em escrever novela

Bruno Rocha, o Hugo Gloss, tem milhões de seguidores nas redes sociais - Divulgação/Duh Marinho
Bruno Rocha, o Hugo Gloss, tem milhões de seguidores nas redes sociais Imagem: Divulgação/Duh Marinho

Gisele Alquas

Do UOL, em São Paulo

05/10/2015 11h33

Potência nas redes sociais, tudo que Hugo Gloss posta repercute na internet. O pseudônimo do jornalista Bruno Rocha é uma webcelebridade que conquistou fama com comentários ácidos e bem-humorados sobre famosos e programas de TV, além de “bombar” suas playlists de músicas em serviços de streaming. Com o sucesso na web, Bruno se tornou amigo de celebridades e recentemente deixou de ser anônimo – como os seguidores puderam conferir em seus perfis durante a cobertura do Emmy Awards, repletos de selfies ao lado de astros da TV americana.

Em entrevista ao UOL, o blogueiro afirma que evitava aparecer, pois seu foco nunca foi ser o "centro das atenções", mas que o anonimato "perdeu a graça". "Tentei ser anônimo ao máximo, pois o que interessa são as notícias. As coisas foram mudando com o passar do tempo, meus amigos começaram a postar fotos minhas. Antes eu não gostava disso, mas chegou uma hora que anonimato foi perdendo a graça. Famoso é Ivete Sangalo e Beyoncé, eu não me considero famoso. As pessoas sabem meu nome, mas estou aparecendo agora. Não tenho glamour, tenho relevância na internet, o que eu falo repercute e as pessoas comentam".

Hugo Gloss tem quase 2,8 milhões de seguidores no Facebook; 3,3 milhões no Instagram; e 1,29 milhão no Twitter. A popularidade é tamanha que seus posts sobre “Verdades Secretas” renderam elogios do autor da novela, Walcyr Carrasco, que o classificou como “gênio do humor”, e uma homenagem no perfil oficial da Rede Globo, que lhe agradeceu pela divulgação da trama. O apelido escolhido pelo blogueiro para o personagem Alex (Rodrigo Lombardi) caiu nas graças do público: RajGrey – Raj pelo personagem do ator em “Caminhos das Índias”, e Grey em homenagem ao empresário Christian Grey, do filme “50 Tons de Cinza”.

“Sempre acompanhei novelas, mas a diferença de 'Verdades Secretas' foi que comecei a criar o 'resumo Gloss' e contar do meu jeito. E as pessoas acharam graça e sentiam falta se eu não fizesse. A Globo não me pagou nada e não tenho nenhum contrato com a emissora referente a internet. Quando eu gosto da novela eu falo dela e pronto”, pondera.

O que mais existe são pessoas interesseiras querendo se aproveitar do seu momento. Estamos no ‘Games of Thrones’ da fama. Elas querem aparecer a qualquer custo. Mas eu só divulgo o que me interessa. Mas também têm pessoas maravilhosas nesse meio que eu amo e sou grato por terem me aceitado na classe artística

Na internet e na TV

Natural de Brasília e formado em jornalismo, o blogueiro descobriu o Twitter em 2008 quando morava em Barcelona, na Espanha, e começou a ganhar popularidade ao criar um perfil fake do humorista Christian Pior, interpretado por Evandro Santo – paródia do nome do estilista Christian Dior. Por conta da confusão com o original, Bruno passou ser o Hugo Gloss, em alusão à grife Hugo Boss.

“Eu gostava muito de imitar o Christian Pior na faculdade para meus amigos. Só que as pessoas começaram a seguir o meu perfil achando que era dele. Entrei em contato com o Evandro e expliquei. O Twitter começou a crescer muito e mudei o nome, e o perfil criou uma identidade própria”, explica.

Seus comentários na internet renderam convites de emissoras de televisão. Bruno conta que em 2009, de volta ao Brasil, recebeu propostas para trabalhar com Gugu Liberato, Marcos Mion e Luciano Huck. Aceitou ir para Globo por ser fã do "Caldeirão do Huck", onde trabalha até hoje como roteirista e bate ponto no Projac quase todos os dias.

Em 2010, Bruno Rocha passou por uma saia justa com Lília Cabral. Ele almoçava na mesa ao lado da atriz no Projac e resolveu tuitar comentários durante uma conversa dela com Adriana Birolli, na época da novela “Viver a Vida”. O blogueiro tomou uma advertência da emissora e diz que aprendeu a maneirar com o episódio.

“É algo já superado. Eu conversei com a Globo e entramos em acordo para não gerar conflitos. Errei em alguns aspectos, acertei em outros. Foi um aprendizado. Eu não tinha noção das repercussões, era tudo muito novo. Hoje em dia já estou escaldado”, comenta.

Hugo Gloss filma as celebridades no Emmy Awards

UOL Entretenimento

Por conta da fama e de seu círculo de amizades, Bruno diz que logo percebe se as pessoas se aproximam dele por interesse, seja para postar algo no Instagram ou apenas por uma citação no Twitter. “O que mais existe são pessoas interesseiras querendo se aproveitar do seu momento. Estamos no ‘Games of Thrones’ da fama. Elas querem aparecer a qualquer custo. Mas eu só divulgo o que me interessa. Mas também têm pessoas maravilhosas nesse meio que eu amo e sou grato por terem me aceitado na classe artística”, diz.

Quando a diversão vira trabalho
Para Bruno Rocha, não existe uma fórmula para obter sucesso na internet, e a espontaneidade é o que atrai o internauta: “As pessoas se identificam com o que falo porque sou sincero”. 

E a diversão virou trabalho. Bruno conta hoje com uma equipe de cinco pessoas para manter o blog Hugo Gloss, e também fatura com postagens nas redes sociais. “Preciso ganhar dinheiro, mas eu filtro muito bem o que falo. Não faço propaganda de qualquer coisa só porque estão me pagando. Eu conheço meu público, tem que ser de interesse dele também. As pessoas que mais me seguem são mulheres, de 15 a 45 anos”.

Entre as empresas que o procuram, ele cita operadoras de celular, marcas de cerveja, de refrigerantes, shows e produtos de beleza. E Bruno garante que até hoje ninguém o pediu para apagar algum post por se sentir ofendido.

“Sinceridade e transparência não significa ofender alguém. Se reclamarem e eu achar que estou errado, peço desculpa e ponto”, diz ele, que não consegue se deslogar da internet. “Se eu sumir as pessoas me procuram e perguntaram o que aconteceu. Tenho mais de um celular para dar conta. Trabalho com isso, não posso me dar ao luxo de perder notícia e audiência”.

Fã de João Emanuel Carneiro, Walcyr Carrasco e Glória Perez, Bruno Rocha tem planos de se envolver ainda mais com o mundo televisivo: sonha em se tornar um autor de novelas. “Ainda estou me descobrindo nesse ramo, mas tenho vontade de escrever novelas. Se é meu futuro eu não sei, porque a internet toma muito espaço na minha vida”.