"Estão aprendendo a mudar de canal", diz Lucinha Lins sobre audiência na TV
Contratada da Record desde 2006 e com várias novelas da Globo no currículo, Lucinha Lins vê como positiva a disputa por audiência cada vez mais acirrada entre as emissoras no horário nobre. Para ela, a baixa audiência em "A Regra do Jogo" e o aumento dos números de "Os Dez Mandamentos" demonstram que o público decide o que quer ou não assistir com o aumento da programação na TV aberta e fechada, além da possibilidade de ver uma novela na internet depois que o capítulo foi ao ar.
"Acho que as pessoas estão aprendendo a mudar de canal, existem mais opções. A TV a cabo também manda muito hoje em dia. Não existe mais 80% de ibope em emissora nenhuma. A vida mudou, nós temos mais opções. E aí cabe ao telespectador decidir o que ele quer ver ou não. Quanto mais opções, melhor para todo mundo, porque isso obriga as emissoras a procurarem mais qualidade", opina.
Com mais de 35 anos de carreira na televisão, a atriz, de 62 anos, considera normal que boa parte dos contratos dos artistas atualmente fechados pelas emissoras sejam por obra. Ela diz que sempre atuou dessa forma e só depois de um bom tempo aceitou a proposta de um contrato fixo na Record.
"É uma ilusão, as pessoas pensam que todo mundo que faz televisão é contratado da emissora, não é verdade. Nós fazemos um contrato por obra certa. Acabou a novela, acabou o contrato. Isso é muito bom porque nós temos portas abertas para trabalhar. Essa é a vida do ator, você não sabe o que vai acontecer. Por acaso, pela primeira vez na minha vida eu sou contratada da Record. Todo mundo acha que fui contratada da Globo a vida inteira, eu jamais fui contratada da TV Globo. Eu sempre fiz contrato por obra certa, porque sempre fiz teatro", contou Lucinha ao UOL na noite de segunda-feira (19) na sessão para convidados do musical "Tudo ou Nada", no Rio de Janeiro.
Ao longo da carreira, ela atuou em muitas novelas da Globo, entre elas, "Despedida de Solteiro" (1992), "A Viagem" (1994) e "Chocolate com Pimenta" (2003). Lucinha também passou pela extinta Rede Manchete, TV Cultura e SBT. A atriz está na Record desde 2006, mas já tinha feito um trabalho, em 1999, na novela "Tiro e Queda".
Por enquanto, Lucinha não está escalada para nenhuma novela da emissora e aguarda ser chamada para algum papel futuro. A forma de fazer novela, segundo ela, não é muito distinta ao comparar Globo e Record.
"São casas diferentes, filosofias diferentes, maravilhosas todas elas e o nosso trabalho é o mesmo", diz ela, que aproveita a pausa para ir ao teatro e virar telespectadora de "Os Dez Mandamentos", a novela bíblica da Record que caiu no gosto do público.
"É um trabalho muito bem feito que emplacou lindamente. A Record vai muito bem. Trouxe um upgrade para a Record num horário difícil e eu acho que isso está trazendo muitas coisas boas para a emissora também", diz.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.