Topo

Televisa recontrata apresentadores envolvidos em escândalo de abuso sexual

Do UOL, em São Paulo

28/10/2015 14h07

A rede mexicana Televisa anunciou nesta terça-feira (28) que readmitiu os dois apresentadores, Taina Reza e Enrique Tovar, menos de 24 horas depois de demiti-los por confessarem ter encenado um suposto abuso sexual durante a exibição do programa "A Toda Máquina", no último sábado. Os dois profissionais, no entanto, voltarão ao ar sob a condição de fazer alertas e comentários sobre a violência contra a mulher.

O imbróglio entre os apresentadores surgiu depois que a própria página do programa no Facebook divulgou o vídeo em que Tovar apalpa os seios de Reza, tenta levantar o vestido e a assedia. Nas imagens, Reza não admite a suposta agressão, retira o microfone de lapela e abandona o programa logo em seguida. Ao contrário do que se havia comentado, o programa não foi exibido ao vivo e sim gravado há cerca de três semanas.

Segundo informações do jornal "El Universal", a rede mexicana fez uma investigação interna e disse que os dois apresentadores combinaram a cena para transformar em um vídeo viral nas redes sociais. Além dos apresentadores, um produtor e o diretor do "ATM" também sabiam da cena.

Após a repercussão --nacional e internacional--, a Comissão Nacional dos Direitos Humanos reprovou o ato e pediu imediatamente uma investigação. Já o Conapred (Conselho Nacional para Prevenir a Discriminação) abriu queixa contra Enrique Tovar.

"Diversos meios de comunicação divulgaram a forma pela qual Enrique Tovar abusou sexualmente de Tania Reza, mediante atitudes que podem ser consideradas discriminatórias e contrárias aos direitos das mulheres", afirmou o órgão do governo mexicano, citando leis da constituição do país que podem incriminar o apresentador.

A Televisa também divulgou um vídeo em que os dois apresentadores explicam que não houve assédio. "Somos amigos, nos damos bem e em nenhum momento houve abuso", disse Tania Reza. "Foi algo incontrolável", completou Enrique Tovar. A declaração deles, entretanto, não convenceu o público.

Em seguida, Taina Reza recuou e divulgou um post em sua página oficial no Facebook em que acusa a Televisa de pressioná-la para falar que tudo não passou de uma cena.