Topo

Morre ator Germán Robles, primo do seu Madruga em "Chaves", aos 86 anos

Do UOL, em São Paulo

21/11/2015 17h55

O ator Germán Robles, que interpretou o primo do seu Madruga no seriado mexicano "Chaves", faleceu na manhã deste sábado (21) no México, aos 86 anos. O ator estava internado em um hospital há 12 dias. A causa da morte não foi divulgada. O funeral deverá ser realizado na capital, Cidade do México.

Nascido na Espanha em 1929, Robles se mudou para o México aos 17 anos de idade, ao lado de sua mãe. Ficou famoso no país ao fazer cinema e teatro e se tornar um dos pioneiros da televisão local.  O ator colecionou ao longo de sua carreira mais de 600 peças de teatro, 30 novelas e 90 filmes no cinema.

Em "Chaves", Robles foi convidado para participar de um dos episódios da série interpretando o seu Madroga, primo do seu Madruga. Na ocasião, Ramón Valdez passava por problemas de saúde.

No Twitter, o ator Edgar Vivar, o seu Barriga, deixou uma mensagem de despedida e lamentou a morte do colega de elenco. "[Homem de] personalidade impressionante, mas sobretudo um grande ser humano", descreveu Vivar.

A série mexicana "Chaves" estreou no Brasil em 1984, e foi considerada até mesmo um incômodo para a líder, TV Globo, entre as décadas de 80 e 90. Chaves e seus amigos Quico, Chiquinha, Nhonho, seu Barriga, seu Madruga, dona Florinda, professor Girafales e dona Clotilde, conquistaram crianças e adultos de todas as gerações no país --e na América Latina-- com seu humor ingênuo, cheio de bordões e sem qualquer palavrão.

Roberto Gómez Bolaños, criador da série, morreu aos 85 anos no dia 28 de novembro do ano passado, em sua casa em Cancún, no México.