TV e Famosos

Familiares do ator Antonio Pompêo serão ouvidos pela polícia no Rio

Reprodução/Facebook/Antonio Pompêo
Ator Antonio Pompêo foi encontrado morto em casa na terça-feira (5) Imagem: Reprodução/Facebook/Antonio Pompêo

Do UOL, em São Paulo

06/01/2016 10h57

Parentes do ator Antonio Pompêo, encontrado morto em casa na terça-feira (5) no Rio de Janeiro, serão ouvidos pela polícia que investiga o caso.

De acordo com informações da 43ª DP, de Guaratiba, um inquérito foi instaurado e o corpo de Pompêo permanece no IML (Instituto Médico Legal), em Campo Grande, para identificação.

"As investigações estão em andamento na 43ª DP (Guaratiba) para apurar as circunstâncias da morte. A perícia foi feita no local. O corpo foi encaminhado para o IML/Campo Grande. Familiares do ator vão ser chamados para serem ouvidos na unidade policial. A polícia aguarda o resultado dos laudos periciais", informou a assessoria da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.

Ator foi encontrado morto por vizinhos
O corpo do ator Antonio Pompêo foi encontrado por vizinhos em sua casa, no bairro de Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro.

A atriz Zezé Motta, que trabalhou com Pompêo no filme "Xica da Silva" (1976) e outras cinco novelas, lamentou a morte do colega em sua rede social.

"Em choque e com muito pesar que comunicado a perda do meu amigo e grande ator Antonio Pompêo. Juntos, trabalhos em 'Xica da Silva', 'Quilombo', entre tantos outros projetos no cinema, na televisão foram mais de cinco novelas onde tivemos a oportunidade em estarmos juntos... Pompêo também presidiu o Centro de Informação e Documentação do Artista Negro, fundado por mim em 1984. A dor é grande! Descanse em paz meu amigo", escreveu a atriz no Facebook.

A Record, última emissora onde Pompêo trabalhou, enviou à imprensa uma nota de pesar pela morte do ator.

"A Record recebeu com pesar a notícia do falecimento do ator Antonio Pompêo. Pompêo está no ar nas reprises das novelas "Prova de Amor" (2005) e "Chamas da Vida" (2008). O ator também esteve no elenco de outras duas produções da Record: "Rebelde" (2011) e "Balacobaco" (2012), seu último trabalho na TV. Externamos nossa solidariedade à família, aos amigos e fãs de Antônio Pompêo", disse a emissora.

Biografia e principais trabalhos
Nascido em 1953 e natural de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, Pompêo atuou em mais de 30 trabalhos na televisão e no cinema. Sua estreia na TV foi em 1975, na novela "A Moreninha", da Globo. Também fez 12 filmes. O primeiro foi "Xica da Silva" (1976), estrelado por Zezé Motta dirigido por Cacá Diegues.

Em 1982, Pompêo interpretou o cangaceiro Sabonete na minissérie "Lampião e Maria Bonita". Na sequência, participou das minisséries "A Máfia no Brasil" (1984), "O Tempo e o Vento" (1985) e "Tenda dos Milagres" (1985). Retornou às novelas em "Sinhá Moça" (1986) e "O Outro" (1987).
 
O ator trocou a Globo pela Manchete em 1989. Na nova casa, atuou em "Kananga do Japão" (1989), "Escrava Anastácia", "Rosa dos Rumos" e "A História de Ana Raio e Zé Trovão" (1990). De volta à Globo, participou das novelas "Pedra Sobre Pedra" (1992), "Mulheres de Areia" (1993), "Fera Ferida" e "A Viagem" (1994).
 
Em nova passagem pela Manchete, atuou em "Tocaia Grande" (1995), porém o ator retornou rapidamente para a Globo, onde fez "O Rei do Gado" (1996), "Pecado Capital" (1998) e "A Casa das Sete Mulheres" (2003).
 
Pompêo assinou com a Record em 2005. Dois de seus trabalhos estão sendo reprisados atualmente pela emissora: "Prova de Amor" (2005) e "Chamas da Vida" (2008). Após breve retorno à Globo, na série "Força-Tarefa" (2010), voltou para a Record e atuou em "Rebelde" (2011) e "Balacobaco" (2012), sua última novela.
 
Além de ator, Pompêo era artista plástico e ativista dos direitos dos negros. Ele foi diretor de Promoção, Estudos, Pesquisas e Divulgação da Cultura Afro-Brasileira da Fundação Palmares, ligada ao Ministério da Cultura.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais TV e Famosos

Topo