Topo

De joelhos, Britto faz apelo a políticos: "Parem de roubar. Ajudem a gente"

Do UOL, em São Paulo

08/01/2016 16h25

O jornalista Britto Jr. se ajoelhou e fez um apelo aos políticos brasileiros durante a apresentação do programa "Hoje em Dia", da Record, nesta sexta-feira (8). Sem citar nomes ou partidos, Britto suplicou para que governantes, deputados e presidente parassem de roubasse e ajudassem à população brasileira.

"Eu vou pedir de joelhos: pelo amor de Deus, Brasil, governantes, presidente, Congresso, trabalhem para o povo, cuidem da saúde do povo, parem de roubar e ajudem a gente, só um pouquinho", disse ele, de joelhos.

Britto Jr. passou cerca de seis meses na "geladeira" da Record, depois de ter sido substituído por Roberto Justus à frente de "A Fazenda" e ter o "Programa da Tarde" retirado do ar. Voltou em janeiro para substituir o titular César Filho, que está de férias, no "Hoje em Dia".

Em meio a uma crise política e institucional, artistas brasileiros têm se posicionado cada vez mais em relação à atual situação do Brasil. Em dezembro, por exemplo, Cássia Kis, Alexandre Nero e Tonico Pereira expressaram as suas respectivas posições e levantaram debates, que, em muitos casos, são evitados por pessoas públicas.

"Eu quero que o governo se pergunte finalmente qual é a função dele. Para quê ele existe? Para trazer educação! Para finalmente não colocar ninguém na cadeia, punindo quem é ignorante, e é ignorante por causa do governo. Ele nos faz ignorantes e não pode mais fazer isso. Então, ele tem que se perguntar qual é a função dele? Para quê ele existe? Nós pagamos o governo, o presidente é quase o nosso empregado, é a nós que ele deve todas as obrigações dele", esbravejou a atriz, visivelmente emocionada.

Já Tonico Pereira cobrou do Legislativo. "Eu quero uma Câmara dos Deputados que, fundamentalmente, represente o povo brasileiro, porque a culpa não está só no Executivo, não. Temos uma quadrilha [no Legislativo]", disparou Tonico.

Em entrevista ao UOL, Fausto Silva elogiou a atitude dos atores que falaram da situação do país. "Programa ao vivo sempre tem isso, depende da fase do país. O país está vivendo um dilema, as pessoas têm que se posicionar. Todo mundo fica em cima do muro, uma hora o muro cai", disse o apresentador.