Topo

Gravações de "A Regra do Jogo" têm improviso e criação coletiva

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

08/01/2016 14h47

"O importante é não parar de comer. Só em novela que as pessoas conversam e não comem". A observação da diretora Amora Mautner durante uma gravação de "A Regra do Jogo" acompanhada pelo UOL na última quinta-feira (7) não só é um exemplo de suas inúmeras tiradas divertidas como revela um de seus principais objetivos na novela: naturalidade.

A cena em questão, prevista para ir ao ar na próxima terça (12), mostra Toia (Vanessa Giácomo) e Romero (Alexandre Nero) conversando sobre o futuro do casal. Enquanto o ex-vereador propõe que eles se mudem para um apartamento de três quartos na Gávea, a filha de Djanira (Cássia Kis) pede que o novo lar dos dois seja no Morro da Macaca, onde ela se sente em casa.

Favorecidos pela proposta da caixa cênica, que permite acompanhar os movimentos dos atores em qualquer ângulo, a dupla e a diretora vão criando a coreografia enquanto passam o texto. "Depois que você fala isso, vai vindo para cá e senta no colo dele", pede Amora.

Em outra cena, ensaiada em sequência, a equipe busca o melhor cenário para uma conversa de Toia e Romero, quando Nero sugere: "Podia ser no banheiro, enquanto eu lavo o rosto". Sugestão aceita na hora.

"É um trabalho em conjunto. Não venho preparada para fazer só o que eu quer, criar na hora me da prazer. Já dirigi de outro jeito, mas hoje em dia é uma escolha diária fazer assim. Acho que fica mais rico, o resultado final fica mais fresco, autêntico. Boto todo mundo, não só os atores, para criar junto. Hoje dirigi uma cena da Susana Vieira em que disse para ela ficar livre, e ficou o máximo. A energia me interessa mais do que o predeterminado", afirma.

Entre um ensaio e outro, Tony Ramos surge de surpresa para cumprimentar os colegas. "Só vim desejar feliz ano novo", diz o ator, cumprimentado com festa pela equipe. Do lado de fora do set, Giovanna Antonelli - chamada de "minha deusa" por Amora - aguarda a hora de entrar em cena. Na história, Atena surpreende Romero ao entrar no apartamento. Aqui, outro improviso entra na cena: enquanto Nero tem a cabeça abaixada, o reflexo da golpista surge no espelho, potencializando a reação do personagem. "Isso é muito bom!", comemora.

"Amora tem a mesma pilha que eu, a mesma rapidez, o mesmo tesão. Esse astral contagia. E sempre roubo frases dela. E nós sempre chegamos cheios de ideias, é uma troca. Isso que faz nosso trabalho tão mágico", conta a atriz, que assim como os colegas, negam qualquer tipo de desentendido nos bastidores.

Em seguida, em mais um round entre Atena e Romero, a diretora pede que os atores incorporem o lado mais "selvagem" dos personagens. Quando a trambiqueira pede que os dois subam para relaxar na cobertura, Romero afasta o rosto dela com a mão e praticamente a expulsa de casa aos empurrões. O tempo todo Nero vai dizendo sua fala com o roteiro em mãos.

"É muito texto. Quando tenho duas cenas estou muito mais pronto. Hoje eu tenho 16, com fala pra caramba, a semana inteira. Passamos do capítulo 120, no 100º capítulo de 'Império' eu colei os pinos. É a segunda novela seguida. Não consigo mais decorar, eu decoro na cena. Em casa eu estudo a cena, sei do que se trata, mas não decoro. E uso uma técnica de teatro de decorar na marca, por isso faço com texto na mão. Passo mais uma vez, aí já entro", explica o ator.