Topo

Ansiedade por protagonista fez Débora Nascimento engordar 3kg

Debora Nascimento na festa de lançamento de "Êta Mundo Bom!", no Rio - Paulo Belote/Globo
Debora Nascimento na festa de lançamento de "Êta Mundo Bom!", no Rio Imagem: Paulo Belote/Globo

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

09/01/2016 08h00

O convite para viver a doce Filomena em "Êta Mundo Bom", próxima novela das 18h, mexeu com Débora Nascimento, que vai viver sua primeira protagonista na TV.

"Deu certa ansiedade. Eu lia os capítulos e via a complexidade da personagem, fiquei muito ansiosa. Engordei três quilos! Mas aí comecei a gravar, vi que as coisas foram fluindo de forma suave. Já emagreci 2,5kg (risos). Vi que o que muda é o volume de cenas, mas a dedicação e o foco são os mesmos", conta ela, vista recentemente como a vilã Sueli de "Alto Astral".

Na trama de Walcyr Carrasco, ambientada no interior de São Paulo, na década de 40, Filomena é a grande paixão de Candinho (Sergio Guizé). Filha de Cunegundes (Elizabeth Savala), que desaprova o romance da filha com o empregado da fazenda, ela sofre quando o rapaz é expulso do lugar.

"Já chorei bastante, como toda mocinha", brinca Débora, que fez aulas de prosódia para alcançar o sotaque caipira da personagem.

"Tive aulas por dois meses. Mas como sou da Zona Leste de São Paulo, já puxo um pouco os erres. Foi molezinha. No Natal, fiz um discurso em casa, desejando 'muito amor' e todo mundo caiu na gargalhada. Já avisei que vai ser Filomena até o fim da novela", conta.

Ainda na fase de preparação, a atriz lembra que viu o filme "Candinho", estrelado por Mazzaropi, e leu o conto "Cândido ou  Otimismo", de Voltaire, inspirações assumidas do autor para a novela. Mas encontrou em si mesma também algumas características que compõem Filomena.

"Ela é uma menina doce, criada na roça, ingênua. Acredita na palavra das pessoas, na pureza. É romântica... Eu também sou, gosto de bilhetinhos, de flores... Eu e José [Loreto, namorado da atriz] cultivamos isso. E meu avô tinha um sítio, então eu vivia de pé no chão, andando a cavalo, bem moleque mesmo", afirma.