Topo

"Toia sempre foi esperta, não sei se ela cai em tudo", diz Vanessa Giácomo

Vanessa Giácomo como a Toia de "A Regra do Jogo" - Pedro Curi/TV Globo
Vanessa Giácomo como a Toia de "A Regra do Jogo" Imagem: Pedro Curi/TV Globo

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

13/01/2016 07h00

O público não sabe bem para quem torcer: hoje deseja que Toia (Vanessa Giácomo) tenha seu final feliz com Juliano (Cauã Reymond), no dia seguinte, prefere que ela se acerte de vez com Romero (Alexandre Nero). Mas Vanessa opta por não criar expectativa sobre os pretendentes. Segundo a atriz, a função da morena do Morro da Macaca nunca foi a de ocupar o posto de mocinha tradicional - motivo de críticas por parte de quem enxergou na entrada de Lara (Carolina Dieckmann) uma salvação de última hora para dar à novela o romantismo necessário.

"Toia é uma mulher que corre atrás do sonho, é guerreira. É sempre bom ter romance, e a Lara entrou para ficar com o Dante (Marco Pigossi) naquele momento em que a Belisa (Bruna Linzmeyer) estava com o Juliano. Deu uma adocicada. Minha parte é o drama, tem mais a ver com o desfecho da novela. Isso é mais importante do que com quem ela vai ficar. Isso é a grande chave de virada da novela", afirma.

Enganada por Romero, ludibriada por Gibson (José de Abreu) e manipulada por Atena (Giovanna Antonelli), Toia dá várias demonstrações de ingenuidade, mas a própria atriz não sabe ao certo se tudo não passa de um jogo.

"Ela sempre foi muito esperta, descobriu várias coisas no início. Não sei se ela cai em tudo. O que eu começo a concluir é que ela viu que Atena é uma mulher louca que fica atrás do Romero. Como ela tem muito humor, Toia não dá tanta credibilidade assim. Ela falsifica documentos, como é que ele pode dar trela para ela? Aos poucos, tem umas desconfianças. Acho que as pessoas se envolvem tanto com a trama que ficam com raiva e se perguntam: 'por que ela está com esse cara?'. Isso é normal num folhetim", opina.

"Ansiosa por natureza", no entanto, a atriz diz que mal pode esperar a hora da transformação da mocinha, que não chega a virar vilã, segundo o autor. "Mas não fico ligando para cobrar. Deixa, vai chegar o momento. Enquanto isso fico criando uma história paralela na minha cabeça", conta. Por enquanto, o previsto é a mudança para o Morro da Macaca com o namorado e futuro marido, já que ela aceita se casar com o ex-vereador.

Cena de Toia afogada foi a mais difícil para Vanessa Giácomo: "Fiquei desesperada de verdade"  - Reprodução/"A Regra do Jogo"/GShow - Reprodução/"A Regra do Jogo"/GShow
Cena de Toia afogada foi a mais difícil para Vanessa Giácomo: "Fiquei desesperada de verdade"
Imagem: Reprodução/"A Regra do Jogo"/GShow

Cena de ação sem dublê

Vanessa fala com empolgação da personagem, por quem se joga até em cenas mais arriscadas. Ao saber que Toia ficaria à beira da morte num barco afundando, não hesitou em puxar a responsabilidade para si. "Disseram que eu ia ter dublê, mas eu respondi: 'Não, vou fazer tudo'. Quebrei o vidro, que não estava nem programado. Comecei a ficar desesperada de verdade", lembra. 

Mãe de dois meninos e uma menina, a atriz conta que se desdobra para ter tempo de estudar o texto e ter um tempo de folga.

"Fico impressionada com a Giovanna, que faz todas as capas de revista, faz tudo. Como ela consegue?", brinca ela, que faz sucesso entre os amigos dos filhos quando vai buscá-los no colégio. "Tenho uma coisa com criança! Quando fiz a Aline (de 'Amor à Vida'), elas me abraçavam e diziam: 'Tia, eu te amo, mas o que você faz não é de Deus' (risos). Elas me adoram. Os meninos reclamam: 'Ah, mãe, toda vez que você vem aqui é isso", conta ela, às gargalhadas.