Topo

Após "climão" com Faustão, miss plus size volta atrás e quer perder 30 kg

Fausto Silva sugere para modelo plus size Janaína Graciele emagrecer em 2016 - Reprodução/TV Globo
Fausto Silva sugere para modelo plus size Janaína Graciele emagrecer em 2016 Imagem: Reprodução/TV Globo

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

15/01/2016 13h32

Miss plus size, Janaína Graciele participou do "Domingão do Faustão" no último final de semana e ficou visivelmente constrangida quando Fausto Silva sugeriu que ela emagrecesse. No programa, ela imediatamente repreendeu o apresentador, mas após o "climão" na Globo voltou atrás e quer perder 30 quilos em três meses.

Ao UOL, a modelo e empresária de 39 anos explica por que deu uma resposta atravessada a Faustão e depois mudou de atitude: "Falei que não porque defendo a causa e pensei nas mulheres que ajudo, incentivo muitas mulheres. Pensei que talvez elas não fossem gostar, Algumas não gostaram mesmo, já recebi críticas, mas não vou deixar de defender a autoestima jamais".

Eleita Miss das Américas Plus Size em junho de 2015, Janaína abriu um projeto que apoia mulheres acima do peso a recuperar a autoestima. No "Domingão", a modelo venceu o quadro "Tem Gente Atrás" e faturou R$ 128 mil. Agora, quer voltar ao programa mais magra.

"Sabia que o Faustão iria fazer uma piadinha, porque isso é dele, mas não esperava que fosse repercutir tanto. Claro que quero [voltar ao programa]. Vou agradecer a dica dele, que deu um estalo para eu querer perder alguns quilos justamente pela saúde e continuar ajudando outras mulheres", deseja.

A miss plus size Janaína Graciele na clínica onde perderá peso - Bruno Afonso/Divulgação - Bruno Afonso/Divulgação
Miss plus size na clínica de emagrecimento
Imagem: Bruno Afonso/Divulgação
Com menos peso, mas "plus size"

Dois dias após a aparição na Globo, a miss plus size foi convidada por uma clínica de emagrecimento em Brasília (DF), sua cidade natal, para perder peso. Incentivada por Faustão e pensando na família e nas mulheres que ajuda, topou o desafio porque não conseguiria custear o tratamento (em torno de R$ 20 mil).

"Tenho três filhos e todos estão obesos. Meu pai pesa 165 quilos, tem cardiopatia, vejo o sofrimento dele. Deram dois anos de vida para ele. Quero começar a vida aos 40", conta, emocionada.

Janaína vai começar o processo de emagrecimento no próximo dia 25, após o resultado dos 70 exames que realizou na clínica. A modelo, que antes pensou em fazer cirurgias para perder peso, agora quer emagrecer 30 quilos apenas com dieta.

Magra na adolescência, Janaína pesa atualmente 110 kg. "Viciada" em refrigerante e outros alimentos calóricos, quer aprender a comer bem para chegar aos 80 kg e reduzir o manequim de 50 para 44. A modelo garante que não vai perder o posto de Miss Plus Size e tranquiliza as fãs que admiram a autoestima dela.

"Já pensava em perder peso para fazer comerciais e trabalhar em lojas. Não posso perder muito peso. Vou continuar sendo plus size, vou ser gordinha do mesmo jeito, mas com o corpo mais definido", explica.

Em agosto, mais magra, ela entregará a faixa de Miss Américas Plus Size e participará de outro concurso internacional, Miss das Américas Mercosul, em Buenos Aires, capital da Argentina.