Topo

Globo muda programação e troca futebol por filme bíblico

Russell Crowe no filme "Noé", que estreia na Globo nesta quarta (20) - Divulgação/TV Globo
Russell Crowe no filme "Noé", que estreia na Globo nesta quarta (20) Imagem: Divulgação/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

19/01/2016 12h56

A Globo mudou às pressas a grade de programação desta quarta-feira (20). A emissora iria transmitir a Florida Cup, torneio nos Estados Unidos com quatro equipes brasileiras (Corinthians, Fluminense, Atlético-MG e Internacional), porém de última hora trocou o futebol pelo filme bíblico "Noé", inédito na TV aberta.

Até a tarde de segunda, o futebol ainda constava na programação publicada no site da Globo e divulgada para a imprensa. Para São Paulo, iria ao ar o jogo entre Corinthians e Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Para o resto do Brasil, a Globo transmitiria Fluminense x Internacional. "Noé" não figurou entre os filmes que seriam exibidos na semana.

A emissora confirma a exibição de "Noé" para todo o Brasil, porém não informa o motivo da troca. Ao que tudo indica, a Globo perdeu o interesse na Florida Cup após a vitória do Atlético-MG sobre o Corinthians, no último domingo, que garantiu o título ao clube mineiro. Corinthians, Fluminense e Internacional apenas cumpririam tabela no torneio.

Por causa dos jogos, que começam às 21h45, o "Jornal Nacional" teria apenas 24 minutos e o "BBB16" iria ao ar pouco antes da meia-noite, depois do futebol, de acordo com a grade de programação. Com a troca, o telejornal não será reduzido e o reality show será exibido após "A Regra do Jogo", antecedendo o filme.

Corinthians endossa campanha de torcedores por transmissão de jogo na Globo - Reprodução/Twitter/Corinthians - Reprodução/Twitter/Corinthians
Corinthians endossa campanha de torcedores por transmissão de jogo na Globo
Imagem: Reprodução/Twitter/Corinthians
Estrelado por Russell Crowe, "Noé" foi lançado nos cinemas brasileiros em abril de 2014 e reconstitui a história contada em quatro capítulos do livro de Gênesis da Bíblia Sagrada. A produção foi proibida em países muçulmanos e boicotada por alguns cristãos pela adaptação menos religiosa da construção da Arca de Noé.

Após a mudança da programação, torcedores corintianos criticaram a Globo nas redes sociais. O Corinthians endossou a queixa e compartilhou um tweet exigindo a transmissão do jogo. "Ah, não, dona Globo! quero ver o Coringão amanhã", escreveu o torcedor Luís Butti.