Topo

De volta a "Regra do Jogo", Jackson Antunes aposta: há alguém acima do Pai

Jackson Antunes como Tio em "A Regra do Jogo": ator ficou afastado das gravações por mais de dois meses - João Miguel Júnior/TV Globo
Jackson Antunes como Tio em "A Regra do Jogo": ator ficou afastado das gravações por mais de dois meses Imagem: João Miguel Júnior/TV Globo

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

21/01/2016 14h18

Foram mais de dois meses afastado das gravações de "A Regra do Jogo" enquanto Tio - que voltou à trama no capítulo da última quarta-feira (20) - estava na cadeia. Apesar da saudade dos colegas, Jackson Antunes garante que encarou as "férias" com tranquilidade. Tanto virou espectador da novela que só descobriu quem era o Pai ao assistir aos capítulos.

"Não pensava nunca que fosse o Gibson (José de Abreu), apesar de ter alguns sinais. Mas ainda acho que acima do Pai tem alguém. Eu fico desconfiado de todo mundo. Até o Merlô (Juliano Cazarré) está na minha mira. Ele é estranho", brinca o ator, que retornou aos estúdios na última semana.

"É muito bom voltar. O Zé falou comigo: 'Você é muito tranquilo. Eu teria enlouquecido, perturbado o autor!'. Mas eu fico tranquilo porque verdadeiro 'Pai' é o João Emanuel Carneiro. E quando a gente é escalado, fica preparado para jogar ou para ficar no banco. Não sofro. Quando era mais jovem, sofria, querendo saber o que ia acontecer. Hoje em dia eu compreendendo o caminho de uma obra aberta", afirma.

Nesse meio tempo, o ator passou boa parte do tempo em seu sítio, em Teresópolis, na região serrana do Rio. "Fui capinar a roça, cultivar a terra. Estou queimado de sol e agora brinco dizendo que foi o sol da prisão", diz ele, às gargalhadas.

Como a maioria dos atores de "A Regra", Antunes diz que permanece no escuro sobre o futuro do personagem. "Até agora tenho muito pouca coisa escrita. Sei que ele cumpre as ordens do Pai, fica de olho no Juliano (Cauã Reymond), mas ainda não vi grandes viradas. Ele é fiel, é um cachorro bem ensinado. Mas ele volta um pouco mais misterioso. Adoro fazer cara de mau, dei ideia de passar máquina 4 no cabelo para ficar bem assustador", conta ele, que torce pela prisão dos membros da organização criminosa.

No entanto, o próprio intérprete reconhece que as condições do retorno do Tio dão margens a especulações. Por enquanto, ele não acredita que o personagem tenha dedurado os comparsas. "Ao mesmo tempo, a facção tem gente por todo lado. Ele é solto por um membro que estava dentro do presídio. Acredito que essa história posa levar a algumas surpresas", diz.
 
Mas o ator diz que está investindo numa "fonte" para descobrir o que vem por aí na novela: Tony Ramos, único membro do elenco a declarar que já sabe os próximos acontecimentos. "Eu chego perto dele, ofereço uma balinha e digo: 'Dá para adiantar alguma coisa?'. Ele diz: 'Eu sei de tudo mas não sei de nada'. Não me conta. Mas uma hora dessas eu pego ele de jeito", brinca.