Topo

Ator reclama de políticos, mas avisa: "Não podemos incriminar só um poder"

Tonico reclama de políticos, mas avisa: "Não podemos incrimar só um poder" - Reprodução/TV Globo
Tonico reclama de políticos, mas avisa: "Não podemos incrimar só um poder" Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

24/01/2016 19h48

O ator veterano Tonico Pereira, no ar como Ascânio de "A Regra do Jogo", reclamou da falta de patriotismo de políticos, mas ressaltou que o brasileiro não pode incriminar apenas um poder. Tonico referia-se à crise política no Brasil e o pedido de impeachment instaurado contra a presidente Dilma Rousseff (PT).

"A gente deveria aprender já em escola primária  que são três os poderes visíveis, constitucionais País: Executivo, Legislativo e Judiciário. E a gente tem que saber incrimar e realçar a virtude desses três poderes, individualmente. Não podemos identificar apenas um poder como inimigo, que não é. Aliás, erra também, mas os três erram", discursou Tonico Pereira, durante o "Domingão", ao ser questionado por Faustão sobre a crise política e econômica pela qual o Brasil atravessa."Às vezes, acho que falta até mesmo patriotismo. O que se vê na política, os oplíticos agem em interesse próprio. Nunca, nunca, pensam nessa pátria maravilhosa", completou.

Em dezembro, Tonico Pereira já havia visto o seu nome em uma polêmica sobre o assunto. Após o discurso emocionado de Cássia Kis, Tonico Pereira pegou o microfone. "Eu quero uma Câmara dos Deputados que, fundamentalmente, represente o povo brasileiro, porque a culpa não está só no Executivo, não. Temos uma quadrilha [no Legislativo]", disparou Tonico.

Tonico Pereira é ator com  mais de 80 filmes na carreira, 40 peças de teatro, 16 novelas e 15 séries e minisséries.