Topo

"Amor à Vida" concorre a prêmio gay nos Estados Unidos

Félix e Niko se beijam no último capítulo de "Amor à Vida" (2014) - Reprodução/TV Globo
Félix e Niko se beijam no último capítulo de "Amor à Vida" (2014) Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

28/01/2016 14h49

"Amor à Vida", marcada pelo primeiro beijo entre homens das novelas brasileiras, foi indicada em uma premiação gay dos Estados Unidos. A novela de Walcyr Carrasco concorrerá ao prêmio de "Outstanding Novela" na 27 edição do GLAAD Media Awards.

O GLAAD (Aliança Gay e Lésbica Contra a Difamação, em tradução livre) é uma ONG norte-americana criada em 1985 e que monitora a maneira como a mídia retrata os homossexuais. A premiação acontecerá em 2 de abril, em Los Angeles, e 14 de maio, em Nova York.

A trama, exibida pela Globo entre maio de 2013 e janeiro de 2014, está concorrendo com sua versão dublada em espanhol, intitulada "Rastros de Mentiras" e exibida pela rede hispânica MundoMax entre maio e dezembro de 2015. A novela foi vendida para mais de 40 países e foi ao ar em toda a América Latina.

Competem com "Amor à Vida" as produções "Antes Muerta que Lichita", da Univision, e "Celia" e "Los Miserables", ambas da Telemundo.

Exibido na maioria dos países que transmitiram a novela da Globo, o beijo gay entre Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) foi editado no México pela TV Azteca e revoltou telespectadores. No Peru, a ATV veiculou o beijo com um aviso na tela de que a cena poderia "ferir suscetibilidades".

"Amor à Vida" é a única produção brasileira na premiação, que também selecionou, por outras categorias, séries como "Orange is the New Black", "Empire" e "Grey's Anatomy" e filmes como "Carol" e "A Garota Dinamarquesa", indicados ao Oscar 2016.