Topo

Mel Maia faz filha de Tiradentes na primeira fase de "Liberdade, Liberdade"

Joaquina (Mel Maia ) e Raposo (Dalton Vigh) em "Liberdade, Liberdade". A filha de Tiradentes será criada por ele após ficar orfã - João Cotta/TV Globo
Joaquina (Mel Maia ) e Raposo (Dalton Vigh) em "Liberdade, Liberdade". A filha de Tiradentes será criada por ele após ficar orfã Imagem: João Cotta/TV Globo

Do UOL, no Rio

29/01/2016 19h00

Mel Maia fará Joaquina, a filha de Tiradentes (Tiago Lacerda) em "Liberdade, Liberdade",  próxima novela das onze, que mostrará o Brasil do século XVIII e tem previsão de estreia para abril de 2016.

A história começa no período da Inconfidência Mineira, de Joaquim José da Silva Xavier – o Tiradentes –, e se desenvolve na época em que a família real portuguesa vem para a colônia, nas Américas.

A novela focará em uma história ficcional sobre Joaquina (Mel Maia/Andreia Horta), a filha de Tiradentes e Antônia (Leticia Sabatella).

Nascida no Brasil, a menina fica órfã e será criada por Raposo (Dalton Vigh) em Portugal.

Anos mais tarde, quando volta ao Brasil, Joaquina descobre detalhes de sua história ao pesquisar mais sobre seu pai biológico, sobre os inconfidentes e sobre as diferenças sociais e as agressões aos menos afortunados ocorridas no país.

A mulher se torna o símbolo da luta contra a coroa portuguesa.

Início das gravações

Após as primeiras leituras de texto e preparação do elenco, no Projac, Rio de Janeiro, cerca de 90 pessoas viajaram para Diamantina, Minas Gerais, onde deram início às gravações da novela.

Thiago Lacerda, Dalton Vigh, Mel Maia, Zezé Polessa, Marco Ricca e Nikolas Antunes gravam cenas da primeira fase da trama, sob o comando do diretor artístico Vinicius Coimbra e dos diretores André Câmara e Pedro Brenelli.

Até o final desta semana, as gravação acontecem nos entornos da cidade, como a Gruta do Salitre, a Estrada Real e o Cânion do Funil, pontos turísticos da região.

"Liberdade, Liberdade" é uma novela de Mario Teixeira baseada em argumento de Marcia Prates.