Topo

Bertolazzi volta paz e amor em novo reality do SBT: "Não serei histérico"

Após três temporadas à frente do "Cozinha Sob Pressão", Carlos Bertolazzi volta como jurado à primeira edição do "BBQ Brasil - Churrasco na Brasa" - Divulgação/SBT
Após três temporadas à frente do "Cozinha Sob Pressão", Carlos Bertolazzi volta como jurado à primeira edição do "BBQ Brasil - Churrasco na Brasa" Imagem: Divulgação/SBT

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

03/02/2016 12h26

Primeiro reality show de churrasco produzido na TV brasileira, o "BBQ Brasil - Churrasco na Brasa", que estreia no SBT dia 13, às 21h30, terá 14 cozinheiros amadores que terão suas habilidades testadas durante 14 semanas de programa. Apresentado por Ticiana Villas Boas, a cada episódio, eles precisarão passar por três etapas: criativo, externo e prova de fogo.

O desafio criativo, cada participante deverá fazer um prato baseado em um tema específico. No externo, os cozinheiros vão trabalhar em grupo para um número grande de pessoas e em lugares inusitados. Na temida prova de fogo, um duelo entre os participantes com os piores desempenhos definirá quem será eliminado. O júri é formado por Carlos Bertolazzi -- apresentador do "Hells Kitchen" -- e Rogerio de Betti, empresário e especialista em carne.

“A parte do Bertolazzi mais nervoso se dá no serviço do restaurante, que é aquela pauleira e é quando acontece o estresse. Aqui não tem o restaurante. Estamos mais observando. Então não tem o Bertolazzi histérico, tem o exigente. Eu sou bonzinho, é que às vezes as pessoas me irritam”, brinca o chef, conhecido por seu temperamento forte durante o comando do 'Hell's Kitchen'”, que encerrou a terceira temporada no último sábado (1).

Ele explica que o tom mais light se deve, também, ao perfil de participantes do programa - que são amadores e não profissionais como no Hell's Kitchen. "Eles estão exercendo uma paixão num momento de lazer. Já tem esse clima mais 'hora do lazer'", observa. "Obviamente que às vezes vou fazer comentários desconcertantes, mas o nervoso do serviço de restaurante a gente não tem nesse formato", pontua.

Segundo Ticiana, a produção do programa recebeu milhares de inscrições pelo site do SBT e, na segunda etapa, testes foram realizados com a presença dos jurados. 

Churrascos exóticos?

Ticiana Vilas Boas entre os chefes Rogerio Debetti e Carlos Bertolazzi - Divulgação/SBT - Divulgação/SBT
Ticiana Vilas Boas entre os chefes Rogerio Debetti e Carlos Bertolazzi
Imagem: Divulgação/SBT
O "BBQ Brasil" vai estrear com apenas três episódios gravados, o que é um diferencial em relação a programas do gênero. “É bom porque a gente vai adaptando o programa no ar e sente o calor do público”, afirma Ticiana, que segue no comando de seu segundo reality show no SBT, seguido do "Bake Off Brasil". 

O programa também vai trazer outros tipos de churrasco, menos comuns. “Tem peixe, jacaré. A ideia é preparar tudo que você faz na brasa, na grelha. Não tem fogão. A única fonte de calor são duas churrasqueiras, uma abafada e outra grelha", complementa Bertolazzi.

O vencedor do reality show levará para casa o troféu de melhor cozinheiro amador do Brasil, R$ 24 mil durante um ano de compras em um supermercado e produtos dos patrocinadores do programa.

Versão do britânico “BBQ Champ”, o programa é produzido pela Formata Produções e Conteúdo e terá direção de Adriana Cechetti, a mesma de "Hell's Kitchen".