Topo

Sem "Chaves", SBT cresce e encosta em Marcelo Rezende

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

24/02/2016 15h03

Eterno curinga do SBT, "Chaves" já foi reprisado em todas as faixas horárias para alavancar a audiência da emissora. Em 2016, a "chavesdependência" parece estar com os dias contados. Desde quando trocou "Chaves" por novelas mexicanas, no fim de janeiro, a rede de Silvio de Santos cresceu no Ibope e encostou no "Cidade Alerta", programa policial de Marcelo Rezende na Record.

Segundo levantamento obtido pelo UOL, a diferença entre SBT e Record caiu pela metade no horário anteriormente ocupado por "Chaves", das 18h30 às 19h45. No lugar, o SBT exibe as novelas "Teresa" e "A Dona".

Nas primeiras quatro semanas sem o humorístico, o SBT cravou 7,0 pontos na Grande São Paulo. No mês anterior, a média foi de 6,2. Contra os dois dramalhões, o "Cidade Alerta", que levanta a audiência da Record à noite, caiu 7% (de 9,0 para 8,4). Cada ponto equivale a 69 mil domicílios na Grande São Paulo.

Antes da mudança do SBT, Marcelo Rezende já tinha dificuldades contra as tramas mexicanas. "Cuidado com o Anjo", por exemplo, está há 32 dias consecutivos à frente do programa policial da Record.

Desde 25 de janeiro, "Chaves" não faz mais parte da programação diária do SBT em São Paulo. A emissora esticou as novelas mexicanas da tarde, que agora ficam até 1 hora e 30 minutos no ar.

Há mais de 30 anos no SBT, "Chaves" vai ao ar nos finais de semana em São Paulo e em horários variados em afiliadas da rede pelo Brasil, que usam a série como tapa-buraco.