Topo

Fenômeno nos anos 90, novela "Mulheres de Areia" retorna à TV

Paulo Pacheco*

Do UOL, em São Paulo

29/02/2016 07h00

Sucesso nos anos 1990, "Mulheres de Areia" retorna à TV nesta segunda (29), no canal Viva. Exibida em 1993 pela Globo, a novela quebrou recordes de audiência e se tornou um fenômeno no Brasil e dezenas de países. Além de contar com atores do primeiro time da emissora, como Raul Cortez e Laura Cardoso, a trama de Ivani Ribeiro consagrou Gloria Pires no papel das gêmeas Ruth e Raquel e Marcos Frota como o ingênuo Tonho da Lua.

"Mulheres de Areia" conta a rivalidade entre as duas irmãs. Ruth é doce e calma, enquanto Raquel é agressiva e egoísta. A gêmea má rouba o namorado da irmã bondosa, o empresário Marcos Assunção (Guilherme Fontes), e se casa com ele. A história muda quando Raquel sofre um acidente e é dada como morta. Ruth fica com Marcos, porém Raquel volta atrás de vingança.

Remake da novela produzida em 1973 pela extinta Tupi, "Mulheres de Areia" é uma das novelas de maior audiência da Globo. Com médias superiores a 50 pontos, costumava dar mais ibope do que o "Jornal Nacional' e chegou a superar até mesmo a novela das oito "Renascer". O sucesso fez a Globo esticar a trama a contragosto da autora, Ivani Ribeiro (1922-1995), que a espichou em 12 capítulos. O êxito se repetiu nas duas reprises em "Vale a Pena Ver de Novo".

Repercussão
O sucesso de "Mulheres de Areia" foi sentido pelo elenco, que costumava ser parado nas ruas com declarações de amor e ódio ao personagem. "As pessoas amavam e às vezes tinham raiva da Isaura", relembra Laura Cardoso, que interpretou a mãe de Ruth e Raquel.

"Houve um quiproquó de dizer que ela gostava mais de uma do que outra. Não acho não. Acho que a mãe ama os filhos da mesma maneira. Ela apenas se preocupa com aquele que é problemático, que precisa dela e está no caminho que ela acha errado", completa.

"Mulheres de Areia" foi vendida para mais de 60 países, entre eles Estados Unidos, Canadá, Portugal, Indonésia, Chile, Cuba e Rússia, que exibiu o último capítulo em dia de eleição e feriado local para impedir que os eleitores viajassem.

Marcos Frota recorda quando foi assediado por políticos fãs da novela: "Fui divulgar a novela no Uruguai, era a posse do presidente [Julio María] Sanguinetti, e comigo estava o Fernando Henrique Cardoso, presidente na época. Quando o uruguaio me viu, ele falou 'Tonho da Lua!'. Todo mundo parou, ele confessou que assistia à novela. O primeiro-ministro de Portugal também era apaixonado por novelas e por 'Mulheres de Areia'".

Laura Cardoso em "Mulheres de Areia" - Divulgação/Viva - Divulgação/Viva
Laura Cardoso em "Mulheres de Areia"
Imagem: Divulgação/Viva
Cenas emocionantes
Com enredo dramático, "Mulheres de Areia" reúne cenas que continuam na memória popular e do elenco. Laura Cardoso confessa que chora quando lembra o momento em que Isaura descobre a morte de Raquel.

"A cena em que ela recebe a notícia de que a Raquel morreu. Estou eu, Gloria Pires, e Sebastião [Vasconcelos]. Essa cena foi a mais forte da Isaura. Eu fiquei mal. Foi muito forte. Até hoje eu fico emocionada e choro quando vejo ou penso na cena. A mãe não queria perder nenhuma das filhas. Ela queria trazer aquela filha para perto dela outra vez", conta.

Para Marcos Frota, que interpretou cenas emocionantes dando vida a Tonho da Lua, as mais marcantes foram quando o personagem enfrentava seu padrasto, Donato, vivido por Paulo Goulart (1933-2014).

"As cenas minhas com o Paulo Goulart tinham uma força, sabe? Confiávamos muito um no outro, e era um personagem pleno de maldade e estratégia para conduzir a loucura do Tonho da Lua para encobrir o assassinato dele, e o Tonho era um menino, mas enfrentando ele. Era um embate incrível. Eu me lembro que os outros estúdios paravam para ver a gente em cena", relembra.

"Mulheres de Areia" vai ao ar no Viva, às 15h30.

*Colaborou Felipe Pinheiro