Topo

Modelo Marina Nery estreia no horário nobre e em cenas sensuais com Santoro

Marina Nery passou um mês e meio gravando "Velho Chico" no sertão nordestino - Cauiá Franco/TV Globo
Marina Nery passou um mês e meio gravando "Velho Chico" no sertão nordestino Imagem: Cauiá Franco/TV Globo

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

04/03/2016 07h00

Foram os olhos verdes que denunciaram Marina Nery: assim que os viu, o diretor Luiz Fernando Carvalho enxergou Leonor, personagem de "Velho Chico", na modelo baiana de 21 anos que nunca havia cogitado ser atriz. Descoberta graças a um comercial de produtos para cabelos cacheados, ela, que é natural de Salvador, mas já morou em Paris e Nova York, enfim conheceu o sertão nordestino. E em breve faz par romântico com Rodrigo Santoro numa novela das 21h. 

"Estou ansiosa por ser algo que nunca fiz. Luiz me explicou que a personagem não tinha nada a ver com a minha realidade. Eu sei que atuação é uma arte, não é uma brincadeira. Tenho amigos atores, sei que é difícil. Não sabia se ia conseguir, mas ele explicou que ia existir uma preparação. Ele me disse: 'A gente confia que você consegue'", conta ela, que participa da primeira fase da trama e entra em cena no quinto capítulo.

A estreante Marina Nery viverá Leonor em "Velho Chico" - Renato Rocha Miranda/TV Globo - Renato Rocha Miranda/TV Globo
Natural de Salvador, Marina é modelo desde os 15 anos
Imagem: Renato Rocha Miranda/TV Globo

O trabalho em grupo no galpão de experimentação artística que Carvalho mantém no Projac ajudou Marina a se enturmar e a se sentir mais segura. O universo de "Velho Chico" começou, enfim, a tomar forma, mas o processo se intensificou durante os 45 dias que passou nas locações entre Bahia e Alagoas.

"Quando cheguei à casa da Leonor, vi uma menina na casinha ao lado, que era a personagem. Olhava para ela e tentava imitá-la, fazia tudo que ela fazia. Ouvir o sotaque, ver aquela realidade foi importante. Vi uma parte do meu país que eu não conhecia", diz.

Na trama de Benedito Ruy Barbosa, escrita por Edmara e Bruno Barbosa, Leonor se envolve com Afrânio (Rodrigo Santoro), com quem se casa e tem dois filhos: Maria Tereza (Isabella Aguiar/Julia Dalavia/Camila Pitanga) e Martim (Davi Caetano/Lee Taylor). O casal protagoniza cenas quentes, mas a modelo minimiza o frisson na parceria com o galã.

"Entendo que as pessoas sempre perguntem das cenas mais sensuais, mas é algo que para mim foi tão difícil como todo o processo. Tudo exigiu muito de mim. Rodrigo foi muito paciente e me deu muitas dicas. Embora eu esteja acostumada a estar na frente das câmeras, é diferente. Foi muito legal trabalhar com ele", lembra.

Marina Nery posa para a campanha de Inverno 2014 da Santa Lolla - Divulgação - Divulgação
Marina Nery, clicada por Terry Richardson numa campanha publicitária de 2014
Imagem: Divulgação

Modelo desde os 15 anos, Marina conseguiu realizar seu desejo de conhecer o mundo e não pretende parar de carimbar o passaporte tão cedo. A carreira de modelo, portanto, continua firme; já a de atriz ainda tem que passar pelo crivo de sua autocrítica.

"Quero primeiro ver como me saí. Sou meio exigente, cri-cri. Na primeira vez que fotografei vi as fotos e pensei: 'Posso melhorar'. Hoje em dia minha desenvoltura é outra", conta ela, que está curtindo a experiência de se demorar um pouco mais no Brasil. "Tenho conseguido passar mais tempo com a minha família. Via minha mãe uma vez por ano, agora ela consegue vir para o Rio, eu vou à Bahia nos finais de semana. E ela está animada porque vai conseguir acompanhar mais meu trabalho", conta.

Impressionada com a estrutura do Projac, onde grava suas últimas cenas ("Isso aqui é uma cidade"), a baiana diz que ainda não está preparada para a avalanche que uma novela do horário nobre provoca na vida de um estreante.

"Sou muito pé no chão, reservada. Estou vendo que vai ser algo grande. Até por eu ser modelo, as pessoas fazem muito essa imagem de que eu tenho uma vida glamourizada. Mas eu sou uma mulher jovem de 21 anos como todas as outras, com os mesmos problemas, sonhos, romances. Não sou diferente de ninguém", afirma.