Topo

Geraldo Luís critica Huck por não ajudar piloto que o salvou em acidente

Piloto Osmar Frattini vive em dificuldades financeiras pós-acidente aéreo - Reprodução/TV Record
Piloto Osmar Frattini vive em dificuldades financeiras pós-acidente aéreo Imagem: Reprodução/TV Record

Do UOL, em São Paulo

06/03/2016 13h07

Geraldo Luís fez duras críticas a Luciano Huck na tarde deste domingo (6) por não ajudar Osmar Frattini, piloto que salvou ele e a sua família em um acidente aéreo, ocorrido em maio do ano passado, no Mato Grosso do Sul. Após o acidente, o piloto foi suspenso pela empresa MS Táxi Aéreo e teve o salário reduzido em quase 80%.

"Desculpa, Luciano Huck, eu não te conheço, sei que você é um grande profissional e um grande pai de família. Posso te falar uma coisa? Cara,  era para os seus filhos estarem mortos, a sua esposa estar morta, todo o mundo. Um tapinha nas costas e um panetone no fim do ano é muito pouco", disse Geraldo Luís, em breves palavras, durante o "Domingo Show". "Essa empresa errou gravemente em afastar esse herói. Se eu tivesse um avião, você [Osmar] seria o meu piloto, mas não tenho", lamentou o apresentador.

Acidente em avião com Huck e Angélica - Fernando Antunes/Campo Grande News - Fernando Antunes/Campo Grande News
Bombeiros inspecionam avião após pouso de emergência em MS
Imagem: Fernando Antunes/Campo Grande News
Em entrevista à TV Record, Frattini explicou que, mesmo estando apto para voar, foi suspenso pela empresa até que as investigações sobre o acidente sejam concluídas. Ele revelou ainda que teve os ganhos reduzidos drasticamente e que vive em dificuldades financeiras. "Sabe como estou vivendo hoje? De empréstimos. Amigos meus me ajudaram no começou [nos três primeiros meses], hoje, eles nem me ligam mais", resumiu. "Passo por dificuldades, não consigo pagar duas contas de água ou de luz. Estou cortando [custos], tudo o que eu posso", contou, em seguida.

O piloto, que tem 30 anos de experiência, disse à reportagem que se sente "como um pássaro sem asa, preso no chão, habilitado, mas sem poder voar".

Profissional, Osmar Frattini evitou fazer críticas a Luciano Huck e à família. "Eu tive alguns contatos [com a família Huck], mas por mensagens e não por telefone. [Me mandaram] Um panetone no fim do ano", afirmou.

Consultada pela Record, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) confirmou que Osmar Frattini está apto para voar. A assessoria de Luciano Huck agradeceu o contato, disse que tem muita gratidão por todos os envolvidos, mas que prefere não falar sobre o assunto, já que o ocorrido mexeu muito com a sua família. Já a MS Táxi Aéreo informou que o piloto foi suspenso até que saia o laudo final sobre o acidente.

Quase um ano após o acidente, o SERIPA (Serviço Regional de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos) ainda não concluiu o laudo.

 

O acidente

O avião, modelo Embraer 820C, decolou da Estância Caiman, na cidade de Miranda, e seguia para Campo Grande, em um trajeto de 230 quilômetros, quando sofreu uma falha. O piloto informou os controladores por volta das 11h.

Segundo o capitão médico Mauro Pascale, que participou do resgate, a equipe foi acionada por um alerta de acidente aeronáutico. "Chegamos ao local com quase nada de informações. O Corpo de Bombeiros já tinha assistido as vítimas mais leves. Quem tinha o estado um pouco mais grave era o piloto, que bateu a testa no painel e tinha um traumatismo crano-encefálico leve. Ele estava consciente e foi evacuado pela nossa equipe", afirmou.

Num segundo voo ao local, a equipe coletou material e fez fotos para ajudar na investigação. Por meio de nota, a FAB  informou que uma equipe do Quarto Serviço Regional de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA 4) seguiu para o local para apurar as causas do acidente.

Gravação do "Estrelas"

Angélica gravava um especial do programa "Estrelas" no Pantanal e era acompanhada por Huck e os filhos. Ao lado de duas babás, todos retornavam para o Rio de Janeiro, quando houve a pane em um dos motores do avião.