Topo

"Oitava Casseta", Maria Paula volta à TV em "A Liga": "A pegada é outra"

Maria Paula volta à TV após como repórter do programa "A Liga", na Band - AgNews
Maria Paula volta à TV após como repórter do programa "A Liga", na Band Imagem: AgNews

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

09/03/2016 07h00

Conhecida por anos como a engraçada “oitava Casseta”, Maria Paula volta à TV na nova temporada de “A Liga”, que estreia neste semestre na Band. Em entrevista ao UOL, a atriz, que estava fora do ar desde a participação que fez em “Malhação”, em 2013, disse estar animada pela possibilidade de mostrar, na função de repórter, uma faceta desconhecida do grande público.

“É oportunidade de conhecerem outra Maria Paula. Tem muita gente que já conhece, porque faço trabalhos sociais em penitenciária, o que tem tudo a ver com ‘A Liga’, mas é algo que a maioria das pessoas não está acostumada a ver”, afirmou a atriz, que integrou a equipe do "Casseta & Planeta, Urgente!" por 17 anos, entre 1994 e 2010.

Formada em psicologia e atualmente mestranda na área pela Universidade de Brasília (UnB), Maria Paula topou participar do jornalístico da Band por considerar que tem "tudo a ver" com o projeto. “É um programa feito para mim. Tem uma pegada selvagem, vamos dizer assim. É um jornalismo nada careta, e caretice não é comigo. Não sou uma moça muito convencional. Tem essa descontração e um olhar mais subjetivo que é uma coisa que me interessa muito”, explicou.

Em uma das primeiras matérias que fez para o programa, que leva seus integrantes a vivenciarem situações adversas e a testemunharem realidades diferentes das quais estão acostumados, ela gravou no Morro da Rocinha, no Rio de Janeiro. ”Descobri personagens incríveis, inclusive uma senhora que não tem as duas pernas e, ao mesmo tempo, é totalmente para cima e não reclama de nada. Dá aquele sacolejo na gente. Hello! Para de reclamar da vida e vai agradecer um pouco”, contou. “Depois, fomos juntas voar de parapente. Imagina, eu e a moça sem penas saltando da pedra da Gávea! Foi lindo”, lembrou. 

Sem abandonar o humor, Maria Paula, que estreia neste ano o filme “Doidas e Santas”, no cinema, diz que em “A Liga” a ficção dará lugar à realidade. “Não vamos ficar na palhaçada, mas acima do humor, tem a alegria. Eu sou uma pessoa alegre, tenho essa exuberância e descontração que vou levar para o programa. O público vai continuar vendo a Maria Paula como atriz, mas na TV agora a pegada é outra”, declarou.

No limite físico e emocional

Mariana Weickert, que estreou em "A Liga" em 2013, diz já ter pensado em desistir de continuar no programa - Divulgação/Band - Divulgação/Band
Mariana Weickert, que estreou em "A Liga" em 2013, diz já ter pensado em desistir de continuar no programa
Imagem: Divulgação/Band
A apresentadora Mariana Weickert, que está no jornalístico há três anos, disse ter conversado com Maria Paula sobre as primeiras experiências que ele teve no programa. Para Mariana, que se diz apaixonada pelo formato, para ter êxito é preciso estar disposta a deixar a zona de conforto.

“Eu perguntei se ela tinha gravado alguma coisa e ela falou que foi superpunk. Eu disse, ‘amiga, se prepara para o que está por vir’. Na ‘Liga’, não tem infraestrutura de segurança, ficamos sem comer, sem dormir, passando calor, frio e vivendo aquelas realidades diferentes. Tem que achar isso engrandecedor, senão você vai conseguir disfarçar até a terceira, quarta pauta. Na quinta você enlouquece”, afirmou.

A entrega é tamanha que ela mesma admite que já esteve muitas vezes no limite. “É difícil ficar na ‘Liga’. Mexe não somente com a parte física, mas emocional também. Sempre penso que não consigo mais, até minha família fica meio assim. Mas mesmo assim não consigo largar, é o meu xodó”, disse.