Topo

"Os EUA não são os únicos contadores de história", diz executivo da Netflix

Elenco de "3%", primeira série brasileira produzida pela Netflix - Divulgação
Elenco de "3%", primeira série brasileira produzida pela Netflix Imagem: Divulgação

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

11/03/2016 11h14

Com produções em andamento no Brasil, no México, na Itália e na França, a Netflix pretende expandir ainda mais seu alcance em produções locais, afirma o vice-presidente de conteúdo original local da empresa Erik Barmack. No Rio para participar do evento RioContentMarket, nesta sexta-feira (11), o executivo garantiu que produções com equipes locais e rodadas em idiomas além do inglês serão cada vez mais comuns na programação.

"Os EUA não são os únicos contadores de história do mundo. Acho que essa evolução é natural", declarou Barmack em entrevista coletiva após o painel em que apresentou as próximas atrações internacionais do serviço de streaming: a francesa "Marseille", a mexicana "ingobernable", a italiana "Suburra" e a alemã "Dark".

A brasileira '3%', com previsão de estreia para o segundo semestre de 2016, deu início às filmagens na última quinta-feira (10), em São Paulo. João Miguel e Bianca Comparato lideram o elenco.

"3% nos interessaria independentemente de onde fosse criada. Estamos procurando por bons conteúdos, e essa é uma ótima série", afirmou o executivo. "A série tem um elenco incrível, mistura atores mais jovens e mais experientes. A equipe tem profissionais que vem das novelas e gente que entende de cinema. Senti uma energia maravilhosa, vai ser incrível", disse.

Segundo Barmack, o que contou a favor do projeto foi a história, mas a informação de que ficções científicas interessam ao público brasileiro deixaram a Netflix ainda mais confiante.

"Não vamos fazer uma história de ficção científica com lasers, nada disso. É um comentário sobre a sociedade brasileira", afirmou o executivo.

Tiago Melo, produtor executivo da Boutique Filmes, que produz a série, foi o mediador do painel. Segundo ele, os roteiros tiveram pelo menos 11 versões."Quando apresentamos o projeto, ainda não tínhamos elenco. Erik pediu para mostrar alguns atores para ajudar na decisão", contou.