Topo

Na Bélgica, Zeca Camargo relata atentados: "Bruxelas está assustada"

Zeca Camargo fala diretamente de Bruxelas no "Mais Você"

UOL Entretenimento

Do UOL, em São Paulo

22/03/2016 10h45

Em Bruxelas, na Bélgica, a passeio, Zeca Camargo foi surpreendido nesta terça-feira (22) pelas notícias de atentados terroristas no metrô e aeroporto da cidade. Em suas redes sociais, o jornalista e apresentador da Globo tem feito relatos e postado vídeos para mostrar o clima de terror que se instalou na região.

"É uma coincidência surpreendente e ao mesmo tempo triste que eu cheguei em Bruxelas praticamente no mesmo momento em que foi dada a notícia da primeira explosão do que certamente é um atentado terrorista na cidade - os detalhes ainda estão sendo apurados enquanto escrevo isso. Vim aqui para uma visita turística e... Isso agora!?", afirmou o jornalista em sua página do Facebook.

Ele passou próximo ao hospital Saint Pierre, para onde, disse, as vítimas foram levadas. "Tinha planejado vir aqui para matar as saudades de uma cidade linda que havia visitado uma vez só uma vez no início dos anos 80 - mas a situação certamente é outra agora. (...). E sigo dando notícias desta cidade, Bruxelas, que como você pode imaginar está mais que assustada. Está em alerta máximo!", falou.

No relato, Zeca disse que as ruas da capital belga estavam vazias. Nas redes sociais, ele postou vídeos que fez caminhando por locais da cidade. "A cidade está estranhamente quieta, como você pode imaginar. (...) Passei a manhã na casa de um casal amigo - tudo muito quieto, a não ser por um ou outro barulho de helicóptero passando", informou. 

O apresentador do programa "É De Casa" participou, ao vivo, do "Bom Dia Brasil" para dar notícias da fatalidade que atingiu a cidade, matando mais de 30 pessoas e deixando mais de 130 feridas, segundo balanço provisório divulgado por Pierre Meys, porta-voz dos bombeiros.

"Cheguei no último trem que veio de Paris, porque logo depois a estação foi fechada. Uma certa confusão nessa estação de trem, que é muito movimentada", afirmou Zeca no telejornal. No "Mais Você", ele disse que o clima é de pânico: "O maior perigo é de acontecer mais alguma coisa. Minha ideia era voltar hoje a noite para Paris e amanhã para o Brasil. As pessoas estão assustadas com as notícias de dois atentados. Toda a Europa está em estado de alerta neste momento". 

Atentados em Bruxelas

A Procuradoria da Bélgica confirmou que foram atentados coordenados as três explosões registradas por volta das 8h15 (4h15 de Brasília) desta terça-feira (22) em Bruxelas, na Bélgica, -- duas no aeroporto internacional da capital, perto dos balcões de check-in no terminal de embarque, e outra na estação de metrô de Maelbeek, localizada próxima a edifícios da União Europeia. 
 
Ao menos uma das explosões foi provocada por um homem-bomba.
 
Ao menos 34 pessoas morreram -- 20 no metrô e 14 no aeroporto -- e 136 pessoas ficaram feridas, segundo um balanço provisório das autoridades. 

O governo belga já elevou ao nível máximo o alerta para ataques terroristas, já que as explosões ocorrem quatro dias depois da prisão de Salah Abdeslam, suspeito de ter participado da série de ataques terroristas em Paris, em novembro do ano passado, que deixou 130 mortos. A polícia da Bélgica está em alerta desde então por conta de possíveis represálias.
 
O premiê belga, Charles Michel, afirmou que a Bélgica foi atingida por um "ataque cego", ao comentar os atentados terroristas que deixaram mais de 30 mortos no país. "Aconteceu o que mais temíamos", disse Michel. 

Assista a vídeos de Zeca Camargo em Bruxelas:

 

Como digo no vídeo é uma coincidência surpreendente e ao mesmo tempo triste que eu cheguei em Bruxelas praticamente no mesmo momento em que foi dada a notícia da primeira explosão do que certamente é um atentado terrorista na cidade - os detalhes ainda estão sendo apurados enquanto escrevo isso. Vim aqui para uma visita turística e... Isso agora!? Ninguém ainda sabe o que vai acontecer - as ruas estão bastante vazias... e já são 10h da manhã aqui. Repito, esta não é uma viagem de trabalho, mas não tem como não ter uma curiosidade de jornalista nesta hora. Dá uma olhada no vídeo e sigo dando notícias!#brussels #belgica #belgium #belgie #bomb #terror

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

#brusselsattack

Posted by O Zeca Camargo on Tuesday, March 22, 2016
 

A cidade está estranhamente quieta, como você pode imaginar. Falo de Bruxelas, onde cheguei esta manhã com a notícia de atentados terroristas que até agora já fizeram 23 vítimas. Passei a manhã na casa de um casal amigo - tudo muito quieto, a não ser por um ou outro barulho de helicóptero passando. Saímos para tentar comer alguma coisa, ver como está o clima nas ruas - e é isso que mostro pra você neste vídeo.#brussels #belgica #belgium #belgie #bomb

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

#brusselsattack

Posted by O Zeca Camargo on Tuesday, March 22, 2016
 

No centro de Bruxelas, a caminho do restaurante onde meus amigos franceses que moram e trabalham aqui, encontro brasileiros que estavam passando por lá a caminho de pegar seus filhos na escola - que eles nem sabem se serão liberados até o começo da tarde. Eles são de Goiás - e mandam recado para suas famílias, dizendo que estão bem! Dá uma conferida no vídeo.#brussels #belgium #belgie #belgica #bomb

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

#brusselsattack

Posted by O Zeca Camargo on Tuesday, March 22, 2016