Topo

Intercambistas viram figurantes de Game of Thrones e contam sufocos do set

O músico e intercambista russo Aleksei Firsov: "É um desgaste mental e físico" Imagem: Arquivo pessoal

Amanda Serra

Colaboração para o UOL, em Dublin

22/03/2016 07h30

Cenários medievais, montanhas, neve, armaduras, batalhas, dragões e castelos. O conjunto apresentado na tela de uma TV ou de um computador muitas vezes faz com que a gente queira se transportar e vivenciar aquilo que assistamos. Mas será que seria tão bom assim? Em entrevista ao UOL, figurantes de “Game of Thrones“ e “Vikings“ contam como é enfrentar o frio, o vento e a chuva, sem roupas adequadas, e ficar à disposição dos diretores e de suas ideias.

Formado em engenharia de produção e fã de GOT, o paulistano Anderson Barbosa, 26 anos, embarcou para a Irlanda, já de olho em uma oportunidade na série que possui cenário fixo em Belfast, na Irlanda do Norte. Assim que chegou, ele se inscreveu no site da produção do programa e em poucos dias foi chamado para realizar um teste para sexta temporada, que estreia dia 24 de abril.

Veja também

“A gente fica em casa assistindo e se perguntando: ‘Como eles conseguem usar esse tipo de roupa com esse frio?' Tive a experiência da forma mais real possível. O frio foi horrível, mas a sensação [de estar no set] é muito boa”, conta o intercambista que teve que filmar de madrugada com os termômetros marcando – 2°C, vestindo apenas uma regata de couro. "Chegou uma hora que eu não conseguia nem sentir o dedinho do meu pé".

Há cerca de dois anos, o músico e intercambista russo Aleksei Firsov, 30, vem trabalhando como figurante de GOT e “Vikings”, e ele também concorda com o colega de trabalho, a vida dentro do estúdio não é tão glamorosa como alguns pensam. Além das exaustivas horas de gravação, que costumam acontecer durante a madrugada ou muito cedo, também tem a questão do mau tempo, surpreendente até mesmo para ele acostumado com os termômetros marcando – 20° graus.

“Suas pernas doem, é um desgaste mental e físico, muitas vezes você dorme poucas horas. Seu corpo não consegue entender o que acontece com ele. Tenho uma lembrança terrível de uma gravação. Estávamos filmando na beira de um lago -- tanto os figurantes como os atores --, o dia estava nublado e ventava muito, todos já estavam congelando, quando o diretor inventou que queria uma chuva. Pegaram a água do lago e jogaram em cima da gente. Tremendo e com o corpo azul já, ainda tive que continuar filmando durante seis horas”, conta Aleksei, que ganhou uma sinusite após esse episódio.

Anderson Barbosa caracterizado de soldado de Yunkai no set de "Game of Thrones" Imagem: Arquivo pessoal
 E vale a pena?
A interação com os atores principais acontece? O cachê é bom? Os figurantes explicam que eles ficam separados do elenco principal e só se encontram na hora do “valendo”. Sem roteiros, os atores de apoio são orientados pela produção e pela direção sobre o que devem fazer, mas detalhes da gravação não são divulgados.

“A primeira vez que eu pisei no set de gravação fiquei emocionado, olhava ao redor com a boca aberta, era um caos organizado. Duzentas pessoas correndo em volta, mas cada uma sabendo o que deveria fazer. Os primeiros dias foram difíceis porque o meu inglês era terrível e não conseguia entender exatamente o que o diretor queria”, conta Aleksei, que adotou o visual de guerreiro para o seu dia a dia. “Vim para Irlanda para fazer meu exército ruivo crescer, em breve dominaremos o mundo”, brinca ele.

Como o set de GOT está localizado dentro do Reino Unido, o pagamento do cachê é feito em libras, o que torna a experiência ainda mais interessante. O cachê por participação é de 100 libras (cerca de R$ 558), mas existem alguns bônus. Caso o figurante precise mudar algo em seu visual, como foi o caso do brasileiro que precisou aparar a barba, ele recebeu uma gratificação de 15 libras. Quando as gravações são mais cansativas e envolvem chuva e frio, os trabalhadores também costumam receber um extra de 20 libras.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Intercambistas viram figurantes de Game of Thrones e contam sufocos do set - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


TV e Famosos


Tá Bombando!