Topo

Paraplégico em novela, ator estreante fez teste em cadeira de rodas

Juan Paiva usa cadeira de rodas em "Totalmente Demais", novela das sete da Globo - Estevam Avellar/TV Globo
Juan Paiva usa cadeira de rodas em "Totalmente Demais", novela das sete da Globo Imagem: Estevam Avellar/TV Globo

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

28/03/2016 07h00

Em sua primeira novela, "Totalmente Demais", Juan Paiva teve de interpretar uma cena difícil. Seu personagem, Wesley, foi atropelado com sequelas irreversíveis. Na próxima segunda (28), vai descobrir que perdeu o movimento das pernas e ficou paraplégico, em uma cena que deverá emocionar.

Em entrevista ao UOL, o ator de 18 anos conta que já sabia que ficaria paraplégico no decorrer da novela e conseguiu o papel após um teste com cadeira de rodas: "‘Totalmente Demais’ é a minha primeira novela. Quando fiz o teste, já fiz como cadeirante. Já sabia a responsabilidade que teria em representá-los. Tive uma oportunidade maravilhosa, e não poderia desperdiçar".

A cena em que Wesley descobre ter ficado paraplégico promete emocionar. Após muito suspense, o médico diz que a ressonância confirmou uma lesão na medula do jovem, que é atleta e sonha ser jogador de futebol.

Em "Totalmente Demais", Eliza (Marina Ruy Barbosa) e Jonatas (Felipe Simas) visitam Wesley (Juan Paiva) no hospital - Renato Rocha Miranda/TV Globo - Renato Rocha Miranda/TV Globo
Em "Totalmente Demais", Eliza (Marina Ruy Barbosa) e Jonatas (Felipe Simas) visitam Wesley (Juan Paiva) no hospital
Imagem: Renato Rocha Miranda/TV Globo
Ao ouvir a triste notícia, Wesley solta um berro de desespero e grita que vai ficar aleijado. "Preferia ter morrido naquele acidente!", desabafa. Apesar do carinho da família, ele continua desolado com sua condição: "Todo mundo vai continuar do mesmo jeito! Vão poder andar, dançar, correr! E eu? A minha vida acabou".

Nos próximos capítulos, Juan Paiva aparecerá somente de cadeira de rodas. "Tive aulas e preparações com cadeirantes paratletas, para saber fazer as cenas nas duas cadeiras, a do dia a dia e a especial para atletas. Nunca tinha feito. É muito difícil, não só a locomoção, mas também o acesso aos lugares. Com o tempo você pega o jeito, mas tem que exercitar", conta.

Aos poucos, o jovem atleta conseguirá aceitar sua condição física e receberá o carinho da mãe, Rosângela (Malu Galli), do pai, Florisval (Ailton Graça), e dos irmãos Jonatas (Felipe Simas) e Jeniffer (Lellêzinha), além de seu treinador, Montanha (Toni Garrido), salvo por Wesley do atropelamento.

"Como na preparação conheci muita gente que passou por isso, pude entender melhor e aplicar na hora da gravação. Tentei ao máximo aproximar a ficção da realidade, para que as pessoas se identifiquem, entendam e sintam essa história também. O início é muito triste para o Wesley, mas com o tempo ele vai passar pela aceitação e vai se superar cada vez mais, sempre com a ajuda da família", antecipa.

O ator torce por um final feliz para seu personagem em "Totalmente Demais" e espera que a trajetória dele inspire o público a refletir sobre a vida: "Torço para que o Wesley supere e volte a ser o garoto sonhador e batalhador que era antes. Espero que ele não desista dos seus sonhos, mesmo com as dificuldades. E espero também que a história dele inspire e toque o público no geral, para as pessoas darem valor à vida, que é muito preciosa, e perceberem que o tempo todo estamos em risco".