Topo

Palmirinha e Guinho fazem acordo na Justiça, mas seguem brigados

Palmirinha Onofre, o ator Anderson Clayton e o boneco Guinho, em 2014 - Divulgação
Palmirinha Onofre, o ator Anderson Clayton e o boneco Guinho, em 2014 Imagem: Divulgação

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

30/03/2016 18h59Atualizada em 31/03/2016 17h42

Separados desde 2014, Palmirinha Onofre e o manipulador do famoso boneco Guinho fizeram acordo na Justiça pela ruptura do contrato entre eles. A apresentadora deverá ressarcir Anderson Clayton, que além de atuar como Guinho era empresário e assessor da colega, e ceder a ele parte dos ganhos com publicidade na internet até dezembro de 2017.

Palmirinha e Guinho romperam a parceria em novembro de 2014, após mais de dez anos juntos. A culinarista estava insatisfeita com o trabalho da empresa de Clayton, que cuidava da carreira, dos negócios e administrava o site e as redes sociais dela. Contrário à rescisão unilateral de Palmirinha, Clayton também entrou na Justiça. A decisão da juíza Paula Regina Schempf Cattan, da 1ª Vara do Fórum Central Cível, em São Paulo, saiu no último dia 15 de março.

O UOL procurou Anderson Clayton e Palmirinha Onofre para comentarem o acordo. O empresário de 32 anos admite desconforto pela briga com Palmirinha ter ido parar nos tribunais, porém se sente aliviado com a decisão.

O ator Anderson Clayton e o boneco Guinho, ex-parceiro de Palmirinha - Divulgação - Divulgação
Anderson Clayton e o boneco Guinho
Imagem: Divulgação
"A Justiça está sendo feita. Estou levando uma grande lição da vida. Poderia protelar por muito mais tempo, a Justiça é morosa, mas entramos em um acordo porque quero paz e tranquilidade. Não há motivo de comemoração, porque jamais queria que isso tivesse acontecido", afirma Clayton.

Segundo Sandra Bucci, filha de Palmirinha, o acordo foi sugerido pela apresentadora pelo "grande afeto" que ela tem pelo intérprete de Guinho: "Foi um acordo de avó para neto".

As senhas do site e das redes sociais de Palmirinha, que estavam com Clayton, foram entregues nesta terça (29), de acordo com Sandra. Enquanto brigavam na Justiça, o empresário ainda trabalhava nas páginas da culinarista na internet.

Os advogados de Palmirinha tiveram que esclarecer um mal-entendido feito por parte da imprensa, que chamou o ressarcimento a Anderson Clayton de "indenização". A assessoria da culinarista enviou um comunicado nesta quinta negando que ela foi obrigada a indenizar o ex-parceiro.

Fora da TV, Palmirinha e Guinho não se falam

Apesar do acordo judicial, Palmirinha e Guinho continuam brigados e rejeitam qualquer possibilidade de reconciliação. Clayton respeita a ex-parceira, porém diz ter ficado chateado quando a viu divulgar nos jornais a rescisão do contrato: "Ela publicou meu nome, meus dados. É como a sua avó falar mal de você. É triste lidar com ingratidão".

Sandra, por sua vez, afirma que houve mal-entendido e que Clayton não acredita que Palmirinha torce por ele: "Ela fala dele hoje e ainda chora, reza por ele toda noite e pede que Deus o abençoe, ilumine, dê trabalho e uma vida confortável. E lamenta muito não ter podido proporcionar isso a ele".

Palmirinha e Guinho - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
Atualmente, Palmirinha e Guinho estão fora da TV. A culinarista lançou um programa na internet e um perfil no aplicativo Snapchat. Na última terça, foi ao "The Noite", talk show de Danilo Gentili no SBT, e brincou ao escolher seu próximo boneco, substituto de Guinho.

Clayton prepara a volta de Guinho à televisão. O empresário fez cursos na Disney e criou um programa de culinária com o personagem e outros bonecos. No momento, está finalizando roteiros e procura produtoras e canais pagos para lançar seu projeto: "Enquanto eu estiver vivo e Deus me der forças, Guinho estará aí".