Topo

"Ser repórter não é fácil", diz Joaquim Lopes sobre função no "Vídeo Show"

Joaquim Lopes no "Vídeo Show" - Reprodução/Instagram/lopesjoca
Joaquim Lopes no "Vídeo Show" Imagem: Reprodução/Instagram/lopesjoca

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

30/03/2016 07h30

Ele é ator há 15 anos e nunca imaginou que um dia apresentaria um programa diário, e muito menos entrevistaria pessoas nas ruas e em festas. Mas, dez meses após o convite para trabalhar no “Vídeo Show”, Joaquim Lopes descobriu que tem vocação para a coisa. “Nasci para isso. Brincadeira!", ri o ator em entrevista ao UOL.

Joaquim começou na atração fazendo matérias na rua. Fez muito ao vivo com direito brincadeiras e gafes que arrancaram gargalhadas do público e o deixaram cada vez mais à vontade frente às câmeras. Quem não se lembra do selinho ganho de uma fã no meio de uma reportagem? E do concurso "The Voice" em pleno Viaduto do Chá? Aos poucos, o ator foi substituindo os apresentadores na bancada e acabou ganhando mais espaço no programa.

"Foi uma porta que se abriu dentro das minhas possibilidades artísticas. Sou ator e caminhando também para ser um comunicador”, diz Joaquim, que jurou não ter cobiçado a vaga de Mônica Iozzi quando ela deixou a bancada da atração.

 

À esq., Joaquim Lopes ganha selinho de fã durante matéria em São Paulo, à dir. ele entrevista o ator Juliano Cazarré  - Reprodução/Gshow/Video Show - Reprodução/Gshow/Video Show
À esq., Joaquim Lopes ganha selinho de fã durante matéria em São Paulo, à dir. ele entrevista o ator Juliano Cazarré
Imagem: Reprodução/Gshow/Video Show

“O ‘Vídeo Show’ sempre teve apresentadores. O Miguel [Falabella], a Cissa [Guimarães], o Bruno [De Luca] e tantos outros. Ali, todos nós estamos prontos para fazer matérias externas e ocupar a bancada. Na verdade, o que existe é um rodízio. Têm pessoas que fazem mais rua e outras ficam mais no estúdio. Para mim o importante é estar sempre pronto e eu me sinto capaz de apresentar toda a vez que for chamado”, explica Joaquim.
 
Como repórter, batendo ponto em eventos e festas, acompanhando gravações e entrevistando artistas, ele admitiu que agora vê agora com outros olhos o trabalho de repórter que cobre celebridades. “O respeito que eu já tinha, só aumentou. Não é mole preparar uma matéria, abordar o entrevistado de forma objetiva sem ser indelicado, arrancar uma informação que é importante para sua matéria, mas expõe demais o entrevistado. Enfim. Não é uma vida fácil”.
 
O contrato com a produção do programa se encerra em junho, e Joaquim Lopes não tem a menor ideia do que vai acontecer com ele na Globo. “Ainda não tenho nada previsto e ninguém veio falar comigo. Que eu saiba também não estou reservado para nenhuma novela. Vamos deixar as coisas acontecerem. Estou muito tranquilo”, admite o ator que está tão envolvido com “Vídeo Show” que fez questão de opinar sobre a chegada do mais novo integrante da atração: Rafael Cortez. “Já nos encontramos nos corredores do Projac e fiquei bem feliz. Ele conhece muito dessa área, tem experiência e 'timing' de comédia incrível. Vai somar.”
 
Solteiro desde fevereiro de 2015, depois de cinco anos casado com Paolla Oliveira, Joaquim ainda não assumiu nenhum relacionamento sério. "Estou trabalhando tanto que estou sem tempo de correr atrás de um relacionamento", conta o rapaz que meio sem graça assume ser bem assediado nas ruas.
 
"Tem assédio, sim, mas é normal. Lido bem. Se aumentou? Aumentou por causa da minha exposição, da minha proximidade com o público. Na novela tem aquela coisa do personagem, mas como apresentador é o Joca que está ali e as pessoas se sentem mais próxima de mim, se sentem com mais liberdade de se aproximar. Sabe que eu gosto disso!"