Topo

Ator do "Zorra Total" é expulso de avião e alega racismo, diz jornal

Érico Brás participou da "Dança dos Famosos", do "Domingão do Faustão" - Reprodução/TV Globo
Érico Brás participou da "Dança dos Famosos", do "Domingão do Faustão" Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

31/03/2016 14h42

O ator Érico Brás e a mulher dele, Kênia Dias, foram expulsos de um voo da empresa Avianca que decolaria do Aeroporto Internacional de Salvador na manhã desta quinta-feira (31), informou o jornal "A Tarde". Em entrevista a publicação, o ator disse que foi classificado pelo comandante como "uma ameaça à segurança da aeronave".

"Um comissário tinha autorizado que ela colocasse embaixo [da poltrona], mas o comandante veio e disse que não podia. Como estava tudo cheio, ela pediu para ele arranjar um local para colocar. Ele, então, pegou e enfiou a bolsa com grosseria no bagageiro", relatou.

Érico contou ainda que questionou o tratamento do comandante e o chamou de mal educado. "Ele, então, pediu para que eu deixasse o avião porque eu era uma ameaça, sendo que ele que me agrediu. Me senti extremamente impotente", lamentou.

Ainda de acordo com o jornal, após serem acionados, os policiais federais disseram que o comandante era a maior autoridade dentro de um voo e, como ele se negava a continuar a viagem com o casal no avião, o ator e a mulher tiveram que sair. Um grupo de passageiros ficou insatisfeito com a decisão e desceu da aeronave junto com o casal.

Depois de registrar ocorrência na Agência Nacional de Aviação (Anac), o casal e os demais passageiros foram deslocados para um voo da Gol. "Me forçaram a descer e depois me colocaram em um ônibus para ser levado até o pátio. Nem acompanharam a gente no pátio. Como sou uma ameaça e sou colocado em outro voo?", questionou Érico.

A assessoria da “Avianca” negou o racismo e informou ao  "A Tarde” que a empresa "despreza qualquer tipo de manifestação preconceituosa". A aérea também alegou que o desentendimento estava comprometendo a pontualidade do voo e em respeito aos demais passageiros foi solicitada a saída do casal.