Topo

Globo some com personagem de David Pinheiro em "Malhação"

O ator David Pinheiro em sua última aparição na novela "Malhação", em janeiro - Reprodução/TV Globo
O ator David Pinheiro em sua última aparição na novela "Malhação", em janeiro Imagem: Reprodução/TV Globo

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

15/04/2016 16h36

Há três meses, David Pinheiro não aparece em "Malhação". O ator, conhecido pelo personagem Armando Volta (do bordão "Sambarilove") na "Escolinha do Professor Raimundo", interpreta o inspetor Idelfonso na novela teen da Globo, porém está longe da TV desde janeiro, quando ficou internado com gastroenterite.

David Pinheiro tratou a inflamação no estômago e no intestino delgado e emagreceu 4 kg durante sua internação na Clínica São Vicente, na zona sul do Rio. Oito dias depois, ele recebeu alta e se recuperou em casa, esperando voltar à novela. Entretanto, os roteiros chegavam para ele sem falas de Idelfonso.

Preocupado, David avisou os autores de "Malhação" que estava completamente recuperado para retornar às gravações da novela. "Estava pronto para gravar, agoniado, doido para gravar de novo, ansioso, mas não vinha roteiro", confidencia Andréa Barreto, assessora e ex-mulher de David Pinheiro, ao UOL.

Após mais de três meses de ansiedade, David Pinheiro tem data para voltar a "Malhação". Ele gravou no último sábado (16) cenas recepcionando os alunos do colégio público Leal Brazil, onde Idelfonso trabalha, no reinício das aulas. Segundo a Globo, o capítulo tem previsão para ir ao ar na próxima quinta.

"É uma maravilha trabalhar em 'Malhação', rola um clima muito bom com a equipe, a produção. Parece que estou mesmo em uma escola. Nós, mais experientes, somos uma espécie de 'professores' dos mais jovens e, ao mesmo tempo, aprendemos muito com eles, a disposição, a vontade e a alegria. Gravei abrindo o portão da escola e, quando me viram, foi uma farra, tenho química com eles", comemora o ator, que completará 66 anos neste domingo.

O autor de "Malhação: Seu Lugar No Mundo", Emanuel Jacobina, justificou a David que o colégio Leal Brazil estava de férias. Por isso, o inspetor não tinha cenas. Porém, outros personagens da escola, como o diretor Menelau (Marcos Frota), apareceram normalmente durante o recesso.

Enquanto esteve fora do ar, o ator, que costuma ser reservado, teve que desmentir boatos de que tinha piorado e até morrido. "Teve gente que noticiou que ele estava mal, um radialista noticiou até a morte, David quase entrou com uma ação contra ele", revolta-se Andréa.

Após o retorno, David descobriu que estava com princípio de catarata e fez uma cirurgia. O ator ficará afastado até a próxima semana. "Estou bem, mas quando a gente está velho começa a aparecer cada coisa", brinca o humorista.