Topo

"Game of Thrones" volta sem resolver mistério de Jon Snow - e lança mais um

24.abr.2016 - Melisandre revela sua verdadeira aparência na estreia da sexta temporada de "Game of Thrones" - Divulgação/HBO - Divulgação/HBO
Melisandre revela sua verdadeira aparência na estreia da sexta temporada de "Game of Thrones"
Imagem: Divulgação/HBO

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

25/04/2016 10h38

Jon Snow não sabia de nada. E os fãs de "Game of Thrones" continuarão sem saber de nada por uma ou mais semanas, a julgar pelo primeiro episódio da sexta temporada, exibido no último domingo (24). A estreia deixou no ar o mistério que tem sido o principal assunto da série: Snow vai continuar morto mesmo?

ALERTA DE SPOILER: SE VOCÊ NÃO QUER SABER O QUE ACONTECEU, NÃO LEIA O TEXTO ABAIXO

via GIPHY

Atores, roteiristas e diretores foram categóricos ao longo dos dez meses de hiato: Snow de fato está morto. E assim o lorde comandante da Patrulha da Noite continuou ao longo do episódio, com seu corpo guardado por sor Davos e por seus poucos amigos dentro da Patrulha. A feiticeira Melisandre, que em muitas teorias de fãs seria a responsável por ressuscitar o personagem, se manteve impassível. “Eu o vi nas chamas, lutando por Winterfell”, disse ela. Mas o espectador sabe de antemão que as visões dela nem sempre são confiáveis. 

Snow não teve o corpo enterrado nem cremado, o que deixa em aberto a possibilidade de uma ressurreição -- e prolonga um mistério que, se demorar a ser resolvido, corre o risco de acabar com a paciência dos fãs, como aconteceu recentemente com um outro “morreu mesmo?”, da sexta temporada de “The Walking Dead”.

O falecido, porém, não foi o ponto focal da estreia, que teve ritmo ágil e situou todas as tramas que ficaram com pontas abertas na quinta temporada, dando espaço a Melisandre, Cersei, Jamie, Tyrion, Daenerys, Arya, Sansa, Theon e Brienne. Entre diálogos fortes, mas breves, e cenas de ação que aumentaram a contagem de vítimas da série, a história não fez grandes avanços – e é provável que a temporada siga o mesmo modelo das anteriores e deixe os maiores acontecimentos para sua metade final. 

A mulher vermelha

Na estreia da nova temporada, que vai além do que já foi publicado nos livros de George R. R. Martin, a maior revelação ficou por conta de Melisandre – não à toa, o nome do episódio era “The Red Woman” (a mulher vermelha, em português). Ao tirar o colar com o qual sempre aparece em cena, a bruxa poderosa mostrou sua verdadeira forma: uma frágil anciã, provavelmente com séculos de idade. Não houve, porém, mais nenhuma pista do que essa revelação irá significar para a trama, além de deixar ainda mais aparente a vulnerabilidade de Melisandre. O artifício, vale lembrar, já foi utilizado mais de uma vez no cinema, em produções como “Stardust”.

Daenerys, uma das personagens mais queridas do público, está em maus lençóis. Capturada por uma horda de dothrakis, ela conseguiu se livrar de um possível estupro, mas, por ser viúva de um khal, será levada por seus sequestradores para viver com outras antigas khaleesis, o que com toda a certeza não estava nos planos da rainha Targaryen.

Na fuga do sádico Ramsay Bolton, Sansa e Theon tiveram um contratempo, mas acabaram salvos por Brienne. E ela finalmente conseguiu fazer com que a jovem Stark aceitasse sua proteção, cumprindo assim a promessa que fez à falecida Catelyn Stark no passado. Ramsay, enquanto isso, planeja um ataque às instalações da Patrulha da Noite, acreditando que é para lá que Sansa e Theon se dirigem.

Em Porto Real, Cersei, mal recuperada da caminhada da vergonha, reencontra Jamie e lamenta a morte de sua filha Myrcella, envenenada em Dorne. Margaery, por sua vez, permanece presa pelo Alto Pardal, e não parece que sua libertação esteja próxima.

Arya, ainda cega, ganhou pouco tempo em cena. Habituando-se a sua nova condição, ela treina sua audição mais aguçada – e é testada em combate. Tyrion também teve uma aparição rápida, mas suficiente para mostrar seu desafio como governante interino de Meeren: lidar com um incêndio de grandes proporções, em uma cidade que está socialmente instável desde que Daenerys assumiu o poder.

O núcleo de Dorne, alvo de reclamações de fãs na quinta temporada, também garantiu seu espaço, apesar de estar mais desconectado da trama principal. Em busca de vingança contra os Lannisters, Ellaria deu um golpe fatal no Príncipe Doran e ordenou a morte de seu filho, Trystane, tomando o poder para si.  

Com tantos acontecimentos para dar conta, Bran, cujo retorno era esperado, ficou de fora. Ele e o Corvo de Três Olhos devem aparecer apenas no próximo episódio, de acordo com o clipe exibido pela HBO. Resta agora aguardar para ver se a nova semana trará alguma solução, ou irá apenas aumentar o número de perguntas nas mentes dos fãs.