Topo

Quem é a mulher que repaginou o visual dos sertanejos e agora mira Joelma

A consultora de imagem e estilo Maris Tavares é referência para os novos sertanejos, como Thiago Brava (acima), Lucas Lucco e Zé Felipe - Reprodução/Instagram/marisconsultoria
A consultora de imagem e estilo Maris Tavares é referência para os novos sertanejos, como Thiago Brava (acima), Lucas Lucco e Zé Felipe Imagem: Reprodução/Instagram/marisconsultoria

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

27/04/2016 14h03

Botas de bicos finos, camisas xadrez, chapéu de couro e calças arrochadas. A combinação, que era o uniforme dos sertanejos nos anos 90, não sobreviveu ao look despojado e moderno que invadiu esse universo nos últimos anos. E quem anda ditando a moda dos atuais astros do segmento é a Maris Tavares, uma consultora de imagem e estilo que virou referência aos novos sertanejos.

Ela é responsável pela repaginação de Lucas Lucco, Zé Felipe, Marrone da dupla Bruno & Marrone, Thiago Brava, Gabriel Gava, Léo Magalhães, João Neto & Frederico, George Henrique & Rodrigo, Maiara & Maraisa, Humberto & Ronaldo, entre outros. Mas, a sua fama ultrapassou as fronteiras dos ritmos e trouxe uma cliente que era um desafio desejado para seu currículo: Joelma, ex-vocalista do Calypso.

A cantora de brega pop é dona de figurino excêntrico, com muito brilho, babados e tops. Por enquanto, a transformação só aconteceu na fase que Maris chama de visagismo. “Nos encontramos no início de abril e mexemos só no rosto. Alongamos os dentes para dar uma harmonia melhor ao rosto, redesenhamos a sobrancelha, fizemos um tratamento para as olheiras e levantamos um pouco a ponta do nariz com aplicação de botox. Tudo sem cirurgia plástica”, revela.

Joelma fez algumas mudanças no rosto com a consultora goiana Maris Tavares  - Montagem UOL/divulgação - Montagem UOL/divulgação
Joelma antes e depois das mudanças faciais
Imagem: Montagem UOL/divulgação

O próximo passo é montar um novo guarda-roupa para a cantora. Maris já soube que Joelma está radiante com o visual e menos resistente a transformação total do look. “Eu estou cruzando os dedos”, diz a consultora, que quer apostar nos vestidos e saias longas ou midi e manter o brilho nas roupas e botas. Já o cabelo… “Um SOS para a cor, né? Não resisti e mandei uma referência para ela tirar aquele loiro e colocar três tons de castanho claro. Também sugeri um corte mais de diva.”

Mesmo com uma equipe de 12 profissionais entre ortodontistas, dermatologistas, esteticistas, coreógrafos, cirurgiões plásticos, cabeleireiros e fotógrafos, Maris acompanha todos os passos da transformação. O visagismo, por exemplo, é feito em cinco dias, já a mudança de estilo dura em média de três a quatro meses, fora o acompanhamento. O trabalho chamado de "Construindo Estrelas" não sai barato.

“Se a pessoa precisa de poucos cuidados fica razoável, mas se ela precisa de grandes intervenções na imagem fica caro. Não precisa ser rico, basta ter planejamento, e eu trabalho de acordo com a possibilidade da carteira do cliente”, explica a profissional que atende também misses, apresentadores, empresários e profissionais liberais, mas 80% dos seus clientes são do universo sertanejo.

Cristiano Araújo e Maris Tavares - Reprodução/Instagram/marisconsultoria - Reprodução/Instagram/marisconsultoria
Cristiano Araújo foi o primeiro cliente de Maris: "Quando começamos a trabalhar, ele era oito quilos mais gordo e não tinha aquele olhar sedutor, aquele sorriso"
Imagem: Reprodução/Instagram/marisconsultoria

Cristiano Araújo, o cantor morto em um acidente automobilístico em junho de 2015, foi o primeiro cliente de Maris. “Quando começamos a trabalhar, ele era oito quilos mais gordo e não tinha aquele olhar sedutor, aquele sorriso. Era bonitinho, mas não tinha sex appeal. A consultoria o mudou bastante”, admite Maris, que revelou ter tido dificuldades no início da jornada, principalmente abolir as calças super justas e o cabelo arrepiado.

A sorte dela foi que depois de Cristiano Araújo, veio Lucas Lucco e Gabriel Grava, jovens que compram de cara a ideia de um look mais despojado. Marrone, da dupla Bruno & Marrone e de uma geração anterior de sertanejos, também aceitou as dicas de Maris Tavares. "Ele chegou já pedindo para modernizar o seu estilo. Lembro que entrava mudo e saia calado dos encontros, mas seguiu tudo direitinho. Emagreceu e fez até uma tatuagem no braço na semana passada. Começou a ganhar elogios, ele se empolgou. Digo que Marrone é outro e ainda brinco: Descobriu que está milionário".

Marrone emagreceu, renovou o guarda-roupa e fez uma tatuagem - Reprodução/Instagram/marrone_coronel - Reprodução/Instagram/marrone_coronel
Marrone emagreceu, renovou o guarda-roupa e fez uma tatuagem
Imagem: Reprodução/Instagram/marrone_coronel

Quem acabou de entrar para a lista de clientes de Maris é o Zé Felipe, filho do cantor Leonardo, lançado na carreira no ano passado. "Ele está naquela fase de transição de adolescente e homem e disse para mim: 'Maris, eu quero parecer mais adulto!' e as coisas estão caminhando. Outro dia, o Leo me ligou e brincou que saiu um menino de 17 e chegou um rapaz de 23 anos na sua casa", conta a consultora, que na verdade é engenheira ambiental, mas sempre gostou de moda.

"Já nasci com esse dom. Deus sinaliza para gente onde vai ser o nosso sucesso, e aí você fica batendo cabeça. Fiz Engenharia Ambiental, trabalhei na área e até ganhei um prêmio nacional, o que me fez sentir realizada. Depois disso, decidi correr atrás de minha paixão", observou Maris, que fez vários cursos na nova área que ainda tem poucos profissionais especializados. "Como eu sou de Goiânia, onde vivem muitos sertanejos, o destino me levou para esse lado, mas eu quero mais. Quero cuidar de artistas de vários segmentos e ter clientes também de outras áreas. Cuidar da imagem e estilo é uma tendência e um mercado a ser conquistado."