Topo

"Injustiça", diz Cissa Guimarães sobre pena para atropelador do seu filho

Cissa Guimarães e o filho Rafael Mascarenhas - AgNews
Cissa Guimarães e o filho Rafael Mascarenhas Imagem: AgNews

Do UOL, no Rio

03/05/2016 18h52

Cissa Guimarães desabafou em seu Instagram após sair do julgamento de última instância, nesta terça-feira (3), do caso de atropelamento do filho, Rafael Mascarenhas, morto em 2010 no Rio de Janeiro. A apresentadora da Globo lamentou a condenação do atropelador Rafael Bussamra e do seu pai Roberto Bussamra, que tentou corromper os policiais militares na ocasião para acobertar o filho.

"Saio do julgamento do processo do meu filho Rafael Mascarenhas com o peso da sentença: três anos e alguns meses de serviço comunitário por homicídio para o atropelador/assassino do meu filho. Três anos e alguns meses de serviço comunitário por corrupção para o pai do atropelador/assassino do meu filho. Ficarão livres prestando serviços comunitários. Fico pensando que depois de terem feito isto, que serviços comunitários perigosos essas pessoas prestarão à nossa sociedade. Medo. Tristeza. Injustiça", escreveu Cissa.

"Agradeço com o que restou do meu coração a todas as manifestações de apoio, carinho e respeito que eu e minha família sempre recebemos nestes seis anos sem nosso Rafa. Como diz Guimarães Rosa, 'viver é muito perigoso'. Muita luz para nós! Salve Rafael!", concluiu.

Ao UOL, Cissa comentou que no momento não pretende recorrer da decisão da Justiça: "Agora pretendo recorrer à paz para meu filho Rafael e minha família, foi um dia muito difícil! Mas não é o fim! Vamos ver com o nosso advogado Técio Lins e Silva. Mas agora precisamos de paz, estamos todos muito chocados, mas continuamos na luz do Rafael", disse.

João Velho, irmão de Rafael, também escreveu um desabafo em seu Facebook após o julgamento e explicou que o réu foi absolvido das acusações de corrupção. O ator agradeceu o apoio de todos e lamentou a decisão.

"Gostaria de dar uma boa notícia, mas infelizmente não é o caso. O réu, Rafael Bussamra, estava respondendo por homicídio culposo e corrupção ativa. Se acaso fosse condenado, provavelmente enfrentaria mais ou menos uns quatro ou cinco anos de regime semi-aberto. O mesmo foi absolvido das acusações de corrupção por, de acordo com o relator, não haver provas suficientes de que participou da negociação da propina para os policiais liberarem os envolvidos e ajudar a maquiar as provas do atropelamento, ou seja, foi considerado quase como um menino amedontrado, acuado, sem chances de tomar quaisquer atitudes enquanto seu pai, Roberto Bussamra (este sim condenado por corrupção), resolvia tudo à sua revelia. Mas esse 'menino' é um homem feito, bastante capaz de fazer suas próprias decisões e ninguém vai me convencer de que ele não teve a menor participação nesse esquema no qual o maior beneficiário era o próprio. Né? Não quero aqui desrespeitar o relator, mas discordo e muito de seu parecer".

Em janeiro de 2015, o Tribunal de Justiça do Rio concedeu habeas corpus para Rafael Bussamra e determinou a imediata soltura do pai do motorista, Roberto Martins Bussamra quatro dias depois deles serem presos e transferidos para o Complexo de Gericinó.

"A mensagem que está sendo passada pelos juízes que votaram é muito ruim, não só para nós da família, mas pra toda sociedade: Matar, e prometer dinheiro pra polícia não te prender, não é tão grave quanto pensamos. Lamento pela mensagem nada aliviadora", concluiu João Velho.

Relembre o caso
Rafael Mascarenhas, filho de Cissa Guimarães e do músico Raul Mascarenhas, morreu no dia 20 de julho de 2010, no Rio de Janeiro. Ele foi atropelado por Rafael Bussamra que trafegava no Túnel Acústico, na Gávea, zona sul, na pista sentido Gávea. Naquele momento, o túnel estava interditado para manutenção e Rafael estava andando de skate.

Rafael chegou a ser operado, mas não resistiu aos ferimentos. Ele sofreu politraumatismo na cabeça, no tórax, nos braços e nas pernas. Rafael era irmão por parte de pai da cantora Mariana Belém. Cissa é mãe ainda de Thomás e João.

Em março de 2012, Cissa chegou a inaugurar uma pista de skate em Saquarema, região dos lagos do Rio, em homenagem a Rafael.