Com sacos de lixo, baiano recria looks e conquista famosos na internet
O baiano João Paulo França, de 23 anos, conhecido como John Drops, faz sucesso no Instagram ao recriar looks de famosas de forma ousada e divertida. Usando sacos de lixo, esparadrapos, papel laminado e roupas que têm em casa, o estudante de publicidade de Salvador atraiu a atenção de famosos como Katy Perry, Sabrina Sato e Ivete Sangalo.
John aproveita o tapete vermelho de premiações para se inspirar. Na noite de segunda-feira (2), ele imitou Kate Hudson, Nicki Minaj, Karlie Kloss e Taylor Swift durante o badalado baile beneficente do MET Gala, em Nova York, nos Estados Unidos, e a repercussão foi tamanha que ele foi destaque no jornal britânico Daily Mail e no blog de celebridades do americano Perez Hilton.
A brincadeira começou em 2014, quando o estudante assistiu Kim Kardashian no VMA (Video Music Awards). “O vestido que ela usava devia custar o PIB brasileiro. Quando passei pela minha sala, vi que o tapete lembrava a estampa e achei o máximo, coloquei no ombro, tirei foto e postei comparando. Mas foi sem pretensão nenhuma, nem a marquei. Só que viralizou e até Kendall Jenner, irmã da Kim, curtiu a foto”, conta.
Mas foi durante o casamento de Preta Gil, naquele mesmo ano, que as postagens de John Drops ganharam grande proporção ao recriar o look que Anitta usou na cerimônia. Com vestido laranja e preto, a cantora foi alvo de comentários de que a roupa havia sido comprada em loja de departamento. “Achei lindo e resolvi imitar. Criou uma repercussão gigantesca e percebi que as pessoas adoravam essa loucura. Depois postei a foto brincando com o look da Giovanna Ewbank, ela deu repost, e os famosos começaram a me seguir”, lembra.
No Carnaval deste ano, Jonh homenageou Ivete Sangalo, que republicou a mesma foto nas redes sociais dela. O estilo caseiro é o um dos motivos do sucesso das recriações do estudante. Utilizando a cozinha da casa onde mora como cenário, ele conta com a participação de Fernanda, a doméstica que trabalha para família dele e que já “reviveu” até Blue Ivy, filha de Beyoncé.
“Rolou uma premiação que a Jennifer Lopez estava de branco e achei legal fazer a foto na cozinha porque o azulejo é branco. E acabou se tornando a minha marca. O que eu coloco como regulamento é não comprar nada. A graça é eu me virar com o que tenho. Se não tem fita adesiva, uso esparadrapo, uso muito saco de lixo, papel laminado. E recebo muitos trapos e perucas dos meus seguidores. Batizei meu baú de closet do Drops”, diz, aos risos.
John Drops escolhe suas homenageadas aleatoriamente. Se a roupa lhe chamar a atenção, ele recria o look, e tudo tem que ser muito rápido em dias de premiações. A cor do vestido que a atriz Camila Queiroz usou durante um evento, por exemplo, era "igual" ao forro de cama de sua mãe, segundo ele.
“Demoro de 5 a 20 minutos no máximo para fazer e postar. Quando é no Brasil, alguns amigos fotógrafos me mandam as fotos na hora. É uma delícia tudo isso, dou risada de mim mesmo”, ressalta. Ele cita que a foto que mais deu trabalho foi do look que Rihanna usou no clipe da música "Needed Me", em que ela aparece usando uma camisola azul transparente e John usou sacos de lixo como matéria-prima.
Demoro de 5 a 20 minutos no máximo para fazer e postar. Quando é no Brasil, alguns amigos fotógrafos me mandam as fotos na hora. É uma delícia tudo isso, dou risada de mim mesmo
John Drops, que recria looks divertidos das famosas
A imagem de maior repercussão, segundo ele, foi da recriação do look de Sabrina Sato no Baile da Vogue, neste ano, em que o tema foi África. "Aquela foto rendeu muitos comentários e curtidas".Jonh Drops lembra de quando Katy Perry curtiu a foto -- em que ele imitava a cantora -- poucos minutos depois de publicada. “Ela estava lá, ao vivo, quando postei. E assim que ela passou pelo tapete vermelho, ela curtiu. Quase cai para trás. E em seguida a Nicki Minaj, que estava com ela, também curtiu. É uma forma de reconhecerem meu trabalho”, comemora ele, que também é fã de Beyoncé e Taís Araújo.
E é trabalho mesmo! John Drops largou o emprego de social mídia em uma empresa para viver de suas postagens nas redes sociais. Sem revelar valores, as marcas o procuram para divulgar seus produtos, a maioria relacionado a moda. “Virou um perfil de influenciadores. E minhas redes sociais são diferentes do que os blogueiros famosos fazem, por exemplo. As marcas me procuraram para anúncios diferentes, divertidos e com foco no público de 15 a 25 anos”, conta ele, que termina neste ano a faculdade de Publicidade.
O estudante pretende continuar trabalhando com a internet, mas os planos podem mudar. “Queria ser uma pessoa que não passasse batido pela vida. É clichê falar isso, mas queria fazer diferença. Sempre quis fazer algo para trazer felicidade para as pessoas. Esses dias uma moça me mandou mensagem contando que o pai morreu há um mês e o namorado há uma semana, e o única alegria que ela tinha era acompanhar minhas redes sociais. Isso é gratificante, é forte, então percebi que carrego uma responsabilidade grande. E sei pode ser lindo agora, e amanhã as pessoas me esquecerem. Se isso acontecer, eu volto para a trabalhar com publicidade sem problemas”, afirma.
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