Topo

"Tudo o que eu quero é deixar minha mãe orgulhosa", diz príncipe Harry

Príncipe Harry é capa da revista "People" - Divulgação/People
Príncipe Harry é capa da revista "People" Imagem: Divulgação/People

Do UOL, em São Paulo

04/05/2016 11h25

Capa da revista “People”, o príncipe Harry afirmou que ainda tem uma ligação forte com a mãe, a princesa Diana, e que se inspira muito nela.

“Tudo o que eu quero é deixar minha mãe incrivelmente orgulhosa. Isso é tudo o que eu sempre quis fazer”, disse Harry em entrevista exclusiva à publicação. Diana morreu em 1997, vítima de um acidente de carro quando o filho tinha apenas 12 anos.

O príncipe afirmou que quer ajudar a preencher o vazio deixado pela morte da mãe. “Quando ela morreu, restou um buraco enorme, não apenas para nós [ele e o irmão, príncipe William], mas também para muitas pessoas ao redor do mundo. Se eu tentar e conseguir tapar uma parte bem pequena desse buraco, já estou satisfeito. Eu terei que, em um bom sentido, passar o resto da minha vida tentando preencher esse vazio o máximo possível, assim como o William”.

Assim como Diana, Harry também é engajado em trabalho voluntário: ele ajuda um projeto que apoia veteranos de guerra que foram feridos ou mutilados em combate. Mas ele não se inspira diretamente na forma como a mãe lidava com esses trabalhos. “Eu gosto do que faço. Mas não faço porque acho que minha mãe gostaria que eu fizesse. Eu sei que tenho muito da minha mãe em mim. Estou fazendo muitas coisas que ela provavelmente também faria”.

O príncipe contou ainda que o trabalho voluntário foi a forma que encontrou para ajudar a causa após servir no Afeganistão entre 2012 e 2013. “Você chega lá e pensa que você é invencível em uma aeronave incrível, mas você está indefeso. Então eu volto e penso ‘como posso usar meu nome e meu espaço para ajudar?’”.

Harry também falou sobre paternidade e revelou que deseja ter filhos, mas não tem pressa para isso.