Vendida para 23 países, "Dez Mandamentos" briga por audiência na Argentina
Depois de ir para a Netflix, cinemas e teatro, o fenômeno bíblico "Os Dez Mandamentos" da Record está conquistando território internacional. Já são 23 os países que compraram os direitos para exibir a versão brasileira da história de Moisés. E em pelo menos dois locais, Argentina e Chile, a novela já alcança resultados notáveis de audiência.
No ar pela Telefe, uma das principais emissoras argentinas, desde 28 de março, “Moisés e Los Diez Mandamientos” estreou batendo recorde. Exibida a partir das 22h15 (horário local), a atração teve 14,9 pontos de audiência, tornando-se a melhor estreia de uma trama estrangeira no país com audiência maior do que a dos primeiros capítulos de "Avenida Brasil" e "Amor à Vida", da Globo, exibidas em horários diferentes.
Ainda na semana de estreia, a novela marcou 15,4 pontos, garantindo o segundo lugar no horário nobre argentino. “Moisés e Los Diez Mandamientos” ficou atrás apenas da transmissão de uma partida de futebol entre a Seleção argentina e a Bolívia pelas eliminatórias da Copa do Mundo.
Com média de 12 pontos de audiência, a novela também é considerada um sucesso no Chile, onde é exibida pela TV pública TVN. No ar desde 28 de dezembro, “Los Diez Mandamientos” tem oscilado entre o segundo e o terceiro lugar no horário nobre chileno.
Intérprete do vilão Ramsés, Sergio Marone é chamado de galã nas capas de revistas de fofoca. Já na internet, a repercussão ainda é tímida, mas na principal página argentina dedicada à novela no Facebook, as frases do faraó Seti (Zé Carlos Machado) fazem sucesso e viram memes.
"Marco histórico"
Curiosamente quem abriu caminho para o êxito de “Dez Mandamentos" na Argentina foi a trama turca “As Mil e Uma Noites”, exibida no Brasil pela Band no ano passado. Em entrevista ao jornal argentino “Diario Popular”, o diretor de programação da Telefe, Darío Turovelzky, afirmou que a emissora resolveu investir na trama brasileira depois que perdeu a oportunidade de comprar os direitos da história turca, sucesso na Argentina exibida pelo canal concorrente El Trece.
Segundo o “Diario Popular”, o fato de a Record estar ligada à Igreja Universal fez a Telefe ter dúvidas quanto a imparcialidade religiosa da trama. “Quando nos ofereceram Moisés, duvidamos da livre adaptação da história que data de 1.300 anos antes de Cristo”, disse Turovelzky. O executivo, no entanto, afirmou que a mistura de novela com história bíblica é um “marco histórico” e ele não poderia deixar a oportunidade de tê-la em sua programação.
Além de Argentina e Chile, "Os Dez Mandamentos" é exibida em Porto Rico, Japão, Portugal, Cabo Verde, Angola, Costa Rica, República Dominicana e Polônia. Em setembro, a novela chega aos Estados Unidos onde será exibida pela Univisón, maior rede hispânica de TV no país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.