Topo

Morre aos 90 anos Miguel Rosenberg, dublador de Zé Colmeia

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

06/05/2016 18h39

Morreu nesta sexta-feira (6), aos 90 anos, o ator e dublador Miguel Rosenberg, conhecido por dar voz a personagens como Zé Colmeia e Sr. Burns em "Os Simpsons".

A morte pegou a família de surpresa. O filho, Renato, soube por colegas dubladores. Procurado pelo UOL, ele afirma que o ator sofreu um derrame cerebral duas semanas atrás.

Segundo o estúdio de dublagem onde Rosenberg trabalhava, ele estava internado havia uma semana. Familiares informam que o ator estava na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e que esperam a liberação do corpo para o velório, marcado para este sábado (7) no cemitério São João Batista (RJ).

O dublador morava na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, com uma filha de criação. Separado, Rosenberg deixa dois filhos (Renato e Arthur) e cinco netos.

Trajetória

Miguel Rosenberg completou 90 anos no último dia 27. Nascido no Rio de Janeiro, começou a carreira em 1942 na rádio Tupi, como ator de radionovelas. Na TV, atuou nas novelas "Redenção", na extinta Tupi, "Selva de Pedra" e "A Gata Comeu", na Globo.

No cinema, atuou em filmes como "Rio, 40 Graus" (1954), "Assalto ao Trem Pagador" (1960) e o curta-metragem "A Espera" (2007), selecionado para o Festival de Cannes.

Como dublador, destacou-se como Zé Colmeia e Sr. Burns de "Os Simpsons". Foi a segunda voz do Mestre dos Magos em "Caverna do Dragão". Interpretou Cornélio Fudge (Robert Hardy) na franquia "Harry Potter" e atuou em animações como "Mulan", "Pocahontas" "Vida de Inseto" e "Toy Story".

Rosenberg também dublou novelas mexicanas e deu voz ao ator Ricardo Blume, de "Marimar", "Carrossel das Américas" e intérprete do milionário Fernando de la Vega em "Maria do Bairro".

Repercussão

Dubladores se despediram de Miguel Rosenberg nas redes sociais. "A dublagem lá de cima está ficando bem legal! E aqui ficamos com uma doce lembrança. Miguel Rosenberg, querido Sr. Burns", escreveu Mariangela Cantú, dubladora de Cate Blanchett e uma das vozes de Marge Simpson.

"Perdemos hoje um amigo e colega, pioneiro na dublagem, o querido Miguel Rosenberg, a voz clássica do Zé Colméia e do Sr. Burns, de 'Os Simpsons'. Fica aqui meu carinho e agradecimento pelo profissional dedicado e sério, assim como pela pessoa tranquila e meiga que ele sempre foi. Fique com Deus, Miguel", lamentou Guilherme Briggs, dublador de atores como Denzel Washington e de Buzz Lightyear em "Toy Story".

"A primeira voz que eu reconheci quando entrei em um estúdio da Herbert Richers pela primeira vez. Ele, na bancada; eu, emocionadíssimo, vibrava de alegria. 'Meu Deus, é ele! Zé Colmeia!' Que descanse em paz! Muita luz nessa sua nova caminhada, meu querido e inesquecível Miguel!!!", publicou Ricardo Schnetzer, voz de Al Pacino e Richard Gere.

Fãs de dublagem também prestaram a última homenagem a Miguel Rosenberg: