Youtuber vê seu público explodir com fofoca sobre estrelas da própria rede
Kéfera Buchmann, Whinderrson Nunes, Niina Secrets, Evelyn Regly, Ana Maria Brogui. Conhece estes nomes? Juntos, eles acumulam dezenas de milhões de seguidores nas redes sociais. E, graças a eles, uma gaúcha de 27 anos viu seu canal do YouTube, o "Já contei?", dar um salto de 3.000 espectadores para 60 mil em menos de três meses.
A fórmula de sucesso do "Já contei?" surgiu do instinto de Juliana, que já usava seu tempo livre para acompanhar as redes sociais e aplicativos como o SnapChat e Instagram, onde os famosos da internet costumam se soltar mais e exibir o dia a dia. Foi aí que ela virou uma espécie de "TV Fama" da internet, comparação que os próprios seguidores fazem nos comentários dos vídeos.
“Comecei a pensar no que eu gostava de ver e consumir na internet para poder fazer este conteúdo voltado para o YouTube”, explica a dona de casa sobre investir nas fofocas dos youtubers mais famosos. Brigas, namoros, separações e gravidez são os assuntos que mais rendem visualizações e likes, um fenômeno semelhante ao que acontece com os astros da televisão e do cinema.
Com o sucesso dos primeiros vídeos, o "Já contei?" só nasceu mesmo em março deste ano, depois de uma reformulação que começou com a mudança do nome.
“Inicialmente, era para ser apenas um quadro chamado ‘Babados dos youtubers’. Só que o assunto repercutiu tanto e tão rápido que logo nos primeiros vídeos a Niina Secrets (2,6 milhões de seguidores divididos em dois canais do YouTube) comentou. A partir daí alguns canais grandes começaram a se inscrever no ‘Já Contei?’ e aí bombou muito mesmo”, explica a gaúcha.
Antes de criar o quadro, ela apostava nos tutoriais de maquiagem assistidos apenas por suas amigas de Porto Alegre e alguns poucos milhares de seguidores conquistados em um período de um ano e meio de vida do canal, que começou como "7MakeUp".
“Chegou uma hora que eu não estava mais gostando de fazer vídeos de maquiagem. Aquilo era meu hobby, então tinha que ser divertido”. Foi aí que surgiu a ideia de falar sobre a vida pessoal dos youtubers mais conhecidos.
YouTube e vida pessoal: a fórmula perfeita
A descoberta do YouTube só aconteceu há quatro anos. Foi quando ela se casou e voltou para sua cidade natal, Butiá (RS). Ju Nogueira – como é conhecida por seus seguidores -- passou então de coordenadora de RH na capital a dona de casa no interior.
Com incentivo do marido e da família, ela comprou equipamentos e começou a gravar os seus primeiros vídeos, em agosto de 2014. A ideia era manter as amigas que ficaram em Porto Alegre informadas sobre seu dia a dia.
A falta de experiência prévia em frente às câmeras costuma impressionar não só os seguidores, mas até os amigos e conhecidos que a acompanham. Formada em administração de empresas, Juliana chegou a trabalhar em uma empresa de Porto Alegre antes de virar oficialmente uma youtuber.
Hoje, a "youtuber dos youtubers" cria roteiros, faz pesquisas, grava e edita os vídeos em um escritório improvisado na sua própria casa. Mesmo com uma bebê recém-nascida, ela pretende manter o ritmo de três vídeos por semana.
Segundo Juliana, o trabalho é todo tocado por ela e um vídeo seu de cinco minutos costuma tomar oito horas de trabalho diário. “Sou organizada e deixo algumas coisas gravadas”, pondera. O trabalho já gera renda, mas "ainda não sustenta a casa".
Apesar de não se incomodar, Ju não aprova as comparações com os nomes mais conhecidos do grande público que costumam comentar a vida dos artistas. “Geralmente as pessoas alfinetam, cutucam. Eu apenas informo, sou uma fofoqueira do bem”, explica.
Mas será que 2 milhões de visualizações acumuladas não farão o feitiço virar contra o feiticeiro? "As pessoas inscritas no meu canal perguntam da minha vida, da gestação, do bebê. Até respondo algumas coisas, mas meu foco continuará sendo apenas o formato do 'Babados dos YouTubers'", responde a nova mamãe.
O próximo objetivo de Ju Nogueira é atingir a marca de 100 mil inscritos, número que garante uma placa de prata enviada pelo próprio YouTube.
A gaúcha que levou mais de um ano e meio para conseguir 3 mil seguidores prevê agora bater os 100 mil até o final do ano.
A conta é justa para quem em menos de três meses conseguiu a atenção de um número três vezes maior do que a população da cidade onde ela mora.
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