Topo

Nome de Emma Watson aparece nos Panama Papers

Emma Watson montou empresa offshore para garantir anonimato, disse assessor - Getty Images
Emma Watson montou empresa offshore para garantir anonimato, disse assessor Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

12/05/2016 11h15

Emma Watson foi citada nos Panama Papers, série de documentos sobre atividades legais e ilegais de pessoas e empresas que mantinham patrimônio e transações em empresas registradas em paraísos fiscais.

De acordo com a CNN, a atriz britânica de 26 anos, famosa por interpretar Hermione na saga "Harry Potter", abriu uma empresa offshore usando os serviços da Mossack Fonseca, escritório que está no centro do escândalo.

O assessor de imprensa de Watson afirmou que ela abriu a empresa para garantir sua segurança, e não obteve nenhum benefício financeiro ou fiscal com isso.

“Emma, como muitas pessoas reconhecidas, montou uma empresa offshore com o único propósito de garantir seu anonimato e sua segurança”, informou o representante à CNN, explicando que, no Reino Unido, as empresas são obrigadas a divulgar informações de seus acionistas “e por isso não dão a ela o anonimato necessário para garantir a segurança pessoal dela”. 

Não é ilegal abrir uma empresa fora do seu país de origem, desde que ela seja declarada ao fisco. 

A série Panama Papers, que começou a ser divulgada no início de abril, é uma iniciativa do ICIJ (Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos), organização sem fins lucrativos e com sede em Washington, nos EUA. O material estava sendo investigado há cerca de 1 ano. Participam desse trabalho com exclusividade no Brasil o UOL, o jornal “O Estado de S.Paulo” e a Rede TV!.