Topo

Angélica Morango posa nua e lança projeto com mulheres reais e sem edição

Felipe Abílio

Do UOL, em São Paulo

25/05/2016 07h00

Na contramão das capas de revistas cheias de corpos sarados e de belezas inalcançáveis por conta dos programas de edição de imagens, Angélica Martins, a ex-BBB Morango, lança o fanzine “Eight”, um projeto de fotografia que explora a nudez das pessoas de uma forma natural e sem qualquer retoque nas fotos. Em conversa com o UOL, ela explicou a ideia para a primeira edição e as próximas sete que ainda serão lançadas.

"Tenho uma preocupação muito grande com essa questão de estar vivendo e cultuando um mundo de um ideal de beleza impossível de ser alcançado porque é altamente photoshopado. Tanto no nu quanto no dia a dia as pessoas estão abusando, então isso gera essa ansiedade de atingir ao impossível e eu mostro que essa beleza real é possível", disse a ex-BBB, que é formada em Jornalismo e se especializou em fotografia há dois anos.

Para a primeira edição, Angélica escolheu oito mulheres entre anônimas e famosas, a ex-BBB Clara Aguilar e a mulher de Angélica, a comissária de bordo Rabyta, também estampam as páginas do fanzine.

“Todas posaram por acreditar na causa, além de não ter photoshop, também não tem cachê. Eu mesma estava com uma barriguinha e roxo na perna, nem por isso eu quis retocar ou coisa do tipo, um pequeno detalhe não tira o impacto da foto”.

Logo que saiu do “Big Brother Brasil 10”, a jornalista negou uma proposta generosa da Playboy para posar nua, mas agora também posou para seu projeto, incluindo até nu frontal.

“Me senti mais liberta, eu tinha uma proposta artística e de tirar do nu a obrigação da sexualização. O estilo não é de pose sensual que tenta seduzir o espectador, mas sim o artístico porque mostra a essência. Deixei elas à vontade, a escolha dos cenários também, fizemos em algumas casas aqui em São Paulo, Carapicuíba e no Guarujá”.

Comparação com a "Playboy"

Fanzine "Eight" mostra a mulher de uma visão diferente do que as revistas masculinas - Divulgação/Angélica Martins - Divulgação/Angélica Martins
Fanzine "Eight" mostra a mulher de uma visão diferente do que as revistas masculinas
Imagem: Divulgação/Angélica Martins
O lançamento da primeira edição de “Eight” acontece junto ao lançamento da segunda edição da "Playboy" com a topmodel Vivi Orth que, além de ter usado photoshop nas imagens, não tem nenhuma foto com nu frontal, mas Angélica afasta as comparações com a revista.

“A proposta artística é diferente em todos os aspectos. A grosso modo, pode-se dizer que é uma revista de nu feminino, mas na primeira abertura da página você vê essa desobrigação de sensualizar que eu quis buscar. A 'Playboy' tem um público masculino, mas o 'Eight' deixei em aberto para que a arte e o nu seja acessível para qualquer público, quero mostrar que qualquer pessoa pode se sentir bem posando nua”.

As especificações técnicas e o formato de vendagem também são diferentes da revista, que tem edições com milhares de exemplares disponíveis.
“A minha ideia foi fazer um projeto para colecionador, então disponibilizo só 300 exemplares de cada edição que estão sendo vendidos no meu site. A impressão também vem bem diferente do que qualquer revista apresenta, usamos um material mais caro e mais sofisticado com qualidade mais artística diferente da Playboy”.

Próximas edições

A cada edição, Angélica vai selecionar oito pessoas para se libertarem das roupas e mostrar seus corpos como eles são entre homens, mulheres, homossexuais, transexuais.

“Quero mostrar a diversidade das pessoas, não estou me limitando e nem limitando o projeto, quero fotografar homens, mulheres, transexuais, e também quem virar fã do projeto poderá sair em alguma edição. Vou sortear algumas pessoas que quiserem viver essa experiência de posar para um ensaio sem a obrigação de que o nu seja só para instigar o tesão, existe beleza em todo mundo, quando você está feliz e satisfeita você brilha”.