Topo

Bertoleza é sequestrada e tratada como escrava em "Liberdade, Liberdade"

Bertoleza (Sheron Menezzes) e Gaspar (Romulo Estrela) conversam numa taverna em "Liberdade, Liberdade" - Caiuá Franco/TV Globo
Bertoleza (Sheron Menezzes) e Gaspar (Romulo Estrela) conversam numa taverna em "Liberdade, Liberdade" Imagem: Caiuá Franco/TV Globo

Do UOL, no Rio

25/05/2016 12h55

Uma grande reviravolta vai acontecer na vida de Bertoleza (Sheron Menezzes) em "Liberdade, Liberdade". Alforriada, a amiga de Joaquina (Andreia Horta) será tratada como escrava e até marcada após sofrer um sequestro, em cenas que vão ao ar a partir desta quinta-feira (26).

A saga de Bertoleza começa com uma decepção amorosa. Sem conseguir tirar Ventura (Vitor Thiré) da cabeça, ela decide procurar o irmão de Rubião (Mateus Solano). Depois de uma breve conversa, o rapaz, que é cego, beija sua mão e pede licença para tocar seu rosto e seu cabelo. Ao notar que ela é negra, ele se assusta e pede que ela vá embora.

Arrasada com a rejeição, ela corre para a igreja, onde não segura o choro. Bertoleza só deixa o local tarde da noite e é aí que Gaspar (Romulo Estrela) cruza seu caminho. O negociante de escravos, que nem desconfia que ela faz parte da família de Raposo (Dalton Vigh), trata de se apresentar para a moça, cheio de segundas intenções. "É um pouco perigoso uma senhorita tão elegante, desculpe o atrevimento, andar só por estas ruas à noite. Se quiser a acompanho", diz ele, bancando o simpático.

Bertoleza (Sheron Menezzes) se decepciona com Ventura (Vitor Thiré) em "Liberdade, Liberdade" - Artur Meninea/TV Globo - Artur Meninea/TV Globo
Bertoleza (Sheron Menezzes) se decepciona com Ventura (Vitor Thiré)
Imagem: Artur Meninea/TV Globo

A jovem aceita, e os dois fazem uma parada na taverna, com a promessa de que ele a levará para casa. No entanto, Gaspar a deixa na casa de uma feitora. Ao perceber que foi enganada e que foi colocada junto a outros escravos para ser vendida, ela se desespera.

"Além da recusa de Ventura, ela passa a ser tratada como escrava, apesar de dizer o tempo todo que é livre e alforriada. Bertoleza sofre muito, inclusive é marcada, uma das situações mais fortes para mim. Na época quase todos os escravos eram marcados, assim, no caso de fuga, eles podiam ser facilmente identificados e devolvidos para os donos. Até que ponto toda essa experiência vai afetá-la, eu não sei, mas acho que vai demorar um tempo para ela entender e digerir tudo aquilo que vai viver", afirma a atriz Sheron Menezzes.