Topo

"Tem gente falando que pediu o divórcio por minha causa", conta Jout Jout

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

26/05/2016 17h21

Vida de Youtuber não se resume a vídeos semanais na internet e milhões de seguidores. Populares entre adolescentes e jovens, eles estão influenciando a nova geração e lotam eventos, palestras e lançamentos de livro. Com Julia Tolezano, ou melhor Jout Jout, como ela é conhecida na web, não foi diferente. O lançamento de "Tá todo mundo mal: O livro das crises", nesta quarta-feira (25), na Livraria da Travessa no Leblon, Rio de Janeiro, formou uma fila imensa e despertou a curiosidade dos mais velhos que circulavam pelo local.

"Quem é essa menina?", "Vou tirar uma foto para ver se meus filhos conhecem", "Ela é famosa? ", questionaram alguns dos desavisados.

Aos 25 anos, a jornalista, de Niterói, Rio de Janeiro, não imaginava se tornar um fenômeno da Internet. A naturalidade com que ela fala de assuntos diversos, que vão de relacionamentos abusivos a coletor menstrual, a torna íntima de seus fãs.

"Isso é o tipo de coisa que você não imagina que vai acontecer, mas aí acontece e você fica muito grata. Quando as pessoas se emocionam de verdade, me abraçam muito e me agradecem, fico muito feliz porque toquei essas pessoas de um jeito muito gostosinho", contou ela UOL, garantindo que não se incomoda em expor sua vida pessoal nos vídeos.

25.mai.2016- Fãs formam fila para conseguir um autógrafo e uma foto com Jout Jout no lançamento do livro "Tá todo mundo mal" no Rio de Janeiro - Marcela Ribeiro/UOL - Marcela Ribeiro/UOL
Fãs formam fila para conseguir um autógrafo e uma foto com Jout Jout
Imagem: Marcela Ribeiro/UOL
Durante o evento, Jout Jout ganhou presentes e acalmou fãs emocionados, que choraram ao vê-la pessoalmente. "Ganho muitos presentes, sempre tem gente chorando, falando que pediu o divórcio por minha causa. Não acho isso tipo uma loucura, [é porque o divórcio] tinha que acontecer e aconteceu", lembra ela.

No livro, ela relata suas angústias do dia a dia com assuntos que variam de família, aparência, relacionamentos amorosos, trabalho e até o que fazer com os sushis que sobraram no prato.

Julia diz ter consciência da influência que ela tem na vida de milhares de jovens e até se preocupa com isso.

"Tomo muito cuidado com isso sempre. Presto muita atenção no que vou falar porque sei que tem muita gente que vai levar aquilo como uma super inspiração, então eu só avalio se aquilo é realmente o que eu acho e se acho que está correto", diz.


Batom vermelho forte

A espontaneidade da jovem Youtuber é o que a torna popular na internet e lhe trouxe muitos fãs até quando o assunto é mais sério, como foi o caso do vídeo "Não tira o batom vermelho", sobre relacionamentos abusivos, que teve mais de 2 milhões de visualizações.

25.mai.2016- Os amigos Felipe Resende e Clara Borsoy são fãs de Jout Jout - Marcela Ribeiro/UOL - Marcela Ribeiro/UOL
Os amigos Felipe Resende e Clara Borsoy são fãs de Jout Jout
Imagem: Marcela Ribeiro/UOL

Os amigos Clara Borsoy e Felipe Resende foram juntos prestigiar o lançamento do livro e contaram o que mais chama a atenção nela. "É bom ver ela falando opiniões que eu tenho para várias pessoas com opiniões fortes e de um jeito acessível pra muita gente", disse Clara.

"Ela consegue fazer a gente se ver nela, esse é o diferencial. Às vezes ela fala sobre um vídeo muito sério, que acho que tem que ter mesmo e às vezes ela faz só um vídeo engraçado que é bom de ver", completou Felipe.

As amigas Rayanne Andrade e Letícia Souza chegaram duas horas antes do início do lançamento para garantir um autógrafo de Jout Jout.

"Acompanho o canal dela há mais de um ano, o primeiro vídeo que vi foi o mais famoso, o do batom vermelho. A forma simples que ela fala de temas muito sérios é o que mais me cativa nela", disse Rayanne.

A estudante de Jornalismo Kimberly Castro, de 20 anos, é fã da Youtubber desde que viu o vídeo "Não Tira o Batom Vermelho".

"Me identifiquei muito porque já tive um relacionamento abusivo e mandei pra várias amigas. Em geral, gosto de todos os vídeos dela. Estou muito nervosa de encontrá-la,  pensei em falar algumas coisas;  mas agora não vem nada na cabeça.  Só vou falar que ela é maravilhosa. Ela é uma referência pra mim."

25.mai.2016- Bernardo Guarispo e Kimberly Castro viraram fã de Jout Jout após o vídeo "Não Tira o Batom Vermelho" - Marcela Ribeiro/UOL - Marcela Ribeiro/UOL
Bernardo Guarispo e Kimberly Castro viraram fã de Jout Jout após o vídeo "Não Tira o Batom Vermelho"
Imagem: Marcela Ribeiro/UOL

Os estudantes Gabriel Rocha, Larissa Miranda e Lucas Menezes estavam eufóricos após o primeiro contato com Jout Jout.

"Ela foi muito carinhosa comigo, eu tava um pouco nervoso, ela sem querer riscou minha calça com a caneta de autógrafo, mas pra mim não tem nenhum problema, foi um prazer. Será uma marca que levarei sempre", disse Gabriel.

Larissa foi a responsável por fazer Gabriel e várias amigas virarem fãs da Youtuber.

"Influenciei várias amigas a gostarem da Jout Jout,  todas ficaram feministas,  ativistas,  maravilhosas",  vibrou ela,  enquanto o amigo Lucas completou:

"Agora está todo mundo com o batom vermelho bem forte. Recomendei um livro pra ela ler, falei que ela é Deus e ela ficou muito feliz. Ela é bem influente, de uma forma espontânea, ela consegue transformar a nossa vida sem a gente perceber".

Para colocar ordem na casa, a livraria teve que impor algumas regras no evento. Jout Jout só autografou dois livros por pessoa e não foram permitidos autógrafos fora da publicação. Selfies, gravação de áudio do Whatsapp e vídeos para o Snapchat também foram proibidos na mesa de autógrafos.

Fotos com autora só foram possíveis com o celular do participante e foram clicadas por profissionais da livraria.

"Ela é maravilhosa! ", "Que incrível ", "Estou tremendo" foi o que mais se ouviu entre os jovens que saíam do local após o autógrafo e uma foto abraçadinha com Jout Jout.  "Cadê o Caio?" também!  Caio é o namorado da Youtuber, responsável por gravar seus vídeos e participar de muitos deles,  sem mostrar seu rosto.