TV e Famosos

Joaquina perde virgindade e rompe noivado em "Liberdade, Liberdade"

Artur Meninea/TV Globo
Rubião (Mateus Solano) e Joaquina (Andreia Horta) rompem noivado em "Liberdade, Liberdade" Imagem: Artur Meninea/TV Globo

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

02/06/2016 07h00

O fim de um noivado, a perda da virgindade e a gravidez inesperada da rival vão transformar a vida de Joaquina (Andreia Horta) numa verdadeira montanha russa nos próximos capítulos de "Liberdade, Liberdade". Em cenas que vão ao ar a partir da próxima semana, o triângulo amoroso que ela vive com Rubião (Mateus Solano) e Xavier (Bruno Ferrari) se desequilibra de vez quando ela tem sua primeira noite de amor com o revolucionário e, apaixonada, resolve terminar o compromisso com o intendente.

A questão da virgindade - algo considerado essencial para as "moças de bem" da época - não chega nem a ser uma preocupação para ela. "Joaquina não perdeu nada, ela fica com o que ela ganhou. O único discurso dela sobre o momento da transa com o Xavier foi, ao chegar em casa, dizer: 'Eu não sabia que o amor era assim'. O que eu penso é que ela nunca tinha sentido no corpo dela a presença de um outro corpo", diz.

Andreia e Bruno combinaram entre si uma dinâmica entre o casal que diferencie dos momentos de Xavier com Branca (Nathalia Dill), por exemplo. "Com cada uma ela tem uma relação diferente. Com a Joaquina é mais amor, carinho. Com a Branca, pela personalidade dela, já é uma coisa mais espalhafatosa. Ele é levado pela Branca, mas é ele que puxa a Joaquina", detalha o ator. 

Encantados um pelo outro, os dois decidem romper seus respectivos compromissos. Joaquina procura Rubião e diz que os dois não podem mais continuar juntos já que são muito diferentes. O intendente recebe a notícia com raiva, mas, como não sabe do outro pretendente na jogada e não sabe lidar bem com a perda, não desiste de tentar reconquistá-la. 

"Acredito que a relação do Rubião com a Joaquina é de caça. Ele a vê como uma presa, que é muito especial. É uma mulher que pensa diferente dele, que é diferente de todas as mulheres daquele tempo. Para ele, ter a posse disso é um troféu. Não que ele não esteja apaixonado e ela não tenha mexido com ele, mas acho que o vocabulário que ele conhece não tem amor. Ele é muito infantil emocionalmente", analisa Solano.

Artur Meninea/TV Globo
Andreia Horta confere figurino e maquiagem antes de entrar em cena Imagem: Artur Meninea/TV Globo

Gravidez de Branca

Mas, como a metade de uma novela não é época para a mocinha ter seu final feliz com o mocinho, o destino, também conhecido como o autor Mario Teixeira, resolve pregar uma peça no casal com a gravidez de Branca, para desgosto de Diogo Farto (Genézio de Barros).
 
"Luzia (Chris Couto) diz que a melhor coisa que eles têm a fazer é ficar quietinhos, porque quanto mais divulgar, pior para a moral da filha. O interesse dele é fazer o Xavier casar. Ele diz: 'Vou fazer o seguinte, primeiro ele casa com você, depois eu o mato. Assim, você não fica desonrada e fica oficialmente viúva'", brinca Genézio.
 
Já a vilã, que de boba não tem nada, trata de esfregar na cara da rival seu convite de casamento, antes mesmo que o noivo pudesse dar qualquer satisfação a Joaquina. 
 
"A gravidez veio a calhar e acho que ela acabou dando sorte sem querer (risos)! Vem justamente no momento em que ela sente que o Xavier está diante, que ele está sumindo, e ela não sabe muito bem o porquê, ela imagina que seja por causa da Rosa... Aí uma coisa que seria ruim, porque ela ficou desonrada, acaba sendo um ponto a favor dela, porque a gravidez é a maior chave dela para segurar o Xavier", diz Nathalia.
 
Artur Meninea/TV Globo
O diretor Vinícius Coimbra dirige Genézio de Barros, Nathalia Dill e Bruno Ferrari em "Liberdade, Liberdade": Diogo Farto quer que Branca e Xavier se casem Imagem: Artur Meninea/TV Globo
 
Ainda sem saber do bebê a caminho, a filha de Raposo (Dalton Vigh) se revolta, mas o revolucionário abre o jogo com ela e explica que precisa tomar a responsabilidade. "Quando ela fica sabendo, é claro que toma um baque, mas ela fala: 'Bom, é isso, você engravidou uma mulher. Sua responsabilidade agora é assumir esse filho, e não me cabe nessa história'. A única coisa que salva o Xavier (risos) é que ele se explica e diz: 'Quando transei com a Branca, eu não sabia que te amava'", opina Andreia.
 
Para Bruno, o fato de seu personagem honrar tanto a palavra é que o coloca diante de um dilema tão grande. "Ele é comprometido, e essa é a grande dificuldade dele em terminar com a Branca. O pai criou expectativas em relação ao casamento, eles estão precisando do dinheiro do dote. Até então ele não tinha entendido o que era paixão. E a gravidez torna tudo mais difícil. Naquela época não se separava com facilidade, as mães que criavam filhos sozinhos eram consideradas 'da vida'. Ele pode não ser apaixonado pela Branca, mas não desgosta dela", analisa.
 
Artur Meninea/TV Globo
Rivais só na ficção: Bruno Ferrari e Mateus Solano se abraçam num dos intervalos: "Mateus é uma flor de pessoa", diz Bruno Imagem: Artur Meninea/TV Globo
 
Na última terça-feira (31), o UOL acompanhou os bastidores de algumas das cenas que fazem parte da sequência de eventos que vão movimentar a trama. Em determinada sequência, Rubião, sempre ardiloso, mantém o personagem altruísta para impressionar Joaquina. Ela lhe agradece por ter libertado Ascensão (Zezé Polessa), para cuidar de Branca, que se sente mal e deixa Xavier preocupado. Na hora do ensaio, o diretor Vinícius Coimbra propõe a Solano, com o texto previamente decorado, que mude um pouco o tom de algumas passagens: mais brincalhão com a ex-noiva e mais firme com o adversário.
 
"Passei a madrugada estudando o texto e venho com algumas opiniões. Encontro a Andreia que tem outras, e o diretor pode não achar nada disso. Tudo é ajustado na hora, pelas circunstâncias. Vinícius sempre foi muito aberto. Aquela história do movimento da moeda nos dedos foi invenção. Achei que o personagem podia ter um tique. Fiquei um mês e meio ensaiando, e ele não só comprou como colocou na apresentação do personagem. É um trabalho em conjunto mesmo, o personagem é nosso", conta o ator.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais TV e Famosos

Topo