Topo

Ele cresceu! Fã de Raça Negra relembra choro com Silvio: "Queria voar nele"

Montagem com Luis Sales em 2000, no "Topa Tudo por Dinheiro", e em 2016 - Montagem/Reprodução/Facebook - Montagem/Reprodução/Facebook
Montagem com Luis Sales em 2000, no "Topa Tudo por Dinheiro", e em 2016
Imagem: Montagem/Reprodução/Facebook

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

03/06/2016 14h33

Lembra dele? Em outubro de 2000, um menino ficou famoso por declarar seu amor pelo Raça Negra e cair em uma pegadinha de Silvio Santos no extinto "Topa Tudo por Dinheiro", do SBT. O garoto, chamado Luis Sales, tinha apenas quatro anos, mas era tão fã do grupo de pagode que até chorou com as brincadeiras e provocações do apresentador.

A participação de Sales no "Topa Tudo" viralizou na internet e teve mais de 1,5 milhão de visualizações até o vídeo ser retirado do ar. No programa, o menino sincero e ingênuo dizia gostar mais de Raça Negra do que de dinheiro e o próprio Silvio Santos, que não parava de provocar o garoto.

Ao UOL, Luis Sales, hoje com 20 anos, relembra com saudade sua participação no "Topa Tudo" e sua irritação com o dono do SBT. "Queria voar no Silvio, porque ele não parou com a brincadeira. Pensei que ia parar, mas continuava. 'Marvado' mesmo", brinca o jovem, que perdoa o apresentador.

Em um dos momentos mais lembrados, Silvio pergunta se Luis estava chorando e o menino responde que estava "fingindo" e que secaria as lágrimas, comovendo a plateia. Luiz recorda a repercussão da pegadinha: "Até meus pais não esperavam aquilo, ficaram na plateia olhando com o coração na mão. Depois passou na TV o 'bullying' de Silvio Santos com as crianças".

Luis Sales lembra que seu pai gravou um vídeo do filho cantando Raça Negra em um karaokê e enviou ao SBT, que convidou o garoto para participar de uma gincana de música valendo dinheiro, sem revelar que os pagodeiros fariam uma surpresa: "Foi a mágica, se fosse combinado não teria sido tão legal. Foi tudo bem bolado".

O jovem lembra que ficou famoso em Jacareí (interior de São Paulo), onde mora desde a infância, e ainda é reconhecido pela pegadinha de Silvio: "O meu bairro estava esperando o programa passar. O pessoal lembra até hoje pela minha fisionomia. Vai ficar para a vida toda".

De fã a cantor

Quase 16 anos depois de sua aparição na TV, Luis Sales continua fã de Raça Negra. E mais: há cinco anos trabalha como músico. Se na época do "Topa Tudo" ele cantava sem parar os hits do grupo de pagode, atualmente ele se apresenta em barzinhos, casamentos e casas de shows no Vale do Paraíba (SP).

"Fiquei um ano tocando de graça nos bares. Hoje em dia posso escolher a casa onde vou tocar. Pago minha faculdade com os shows. Estou escrevendo minha carreira", comemora Sales, que estuda engenharia mecânica, faz até quatro apresentações por semana e está com a agenda de junho lotada.

O repertório do cantor é eclético, de rock a MPB, de sertanejo a pagode, especialmente Raça Negra. Aliás, foi em um show do grupo em Jacareí que Sales teve sua experiência mais marcante, quando reencontrou os ídolos de infância e cantou ao lado do vocalista, Luiz Carlos.

"O filho do Luiz Carlos me reconheceu e colocou dentro do camarim. Fiquei meia hora conversando com ele e me convidou para subir no palco. Foi o melhor dia da minha vida. Ele lembrava de tudo [da pegadinha do "Topa Tudo"], esse contato com os fãs é gratificante para ele. Sem o público, nós, artistas, não somos nada", afirma.

Após o vídeo ser retirado do ar, Sales publicou sua gravação caseira do programa. Ele sonha cantar novamente com o Raça Negra e recordar o encontro no SBT: "Querendo ou não, essa época foi o auge do Raça Negra e marcou muita gente".