Topo

Por que a TV precisa de Silvio Santos? Famosos respondem e cogitam sucessor

Silvio Santos distribui dinheiro em seu programa no SBT - Divulgação/SBT
Silvio Santos distribui dinheiro em seu programa no SBT Imagem: Divulgação/SBT

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

10/06/2016 07h24

Apresentador de TV e dono de um grupo que reúne empresas de áreas tão diversas como cosméticos e hotéis, Silvio Santos faz parte da vida dos brasileiros há mais de cinco décadas. Aos 85 anos de idade, ele segue no ar semanalmente no SBT – emissora que completa 35 anos em agosto – e não dá sinais de que vá parar tão cedo, mas sabe-se que este dia inevitavelmente chegará. 

Com a pergunta “Por que a TV precisa de Silvio Santos?”, a reportagem do UOL conversou com famosos e pessoas ligadas ao dia a dia de trabalho do empresário. Para Eliana, Rodrigo Faro, Carlos Alberto de Nóbrega, Liminha e Roque é unânime: o animador continua muito relevante nos lares dos brasileiros.

Assistente e diretor de palco há mais de 30 anos, Liminha está sempre ao lado de Silvio em cada gravação dele no SBT. Para ele, o apresentador já faz parte de gerações de telespectadores. “Essa empatia forte que ele tem com o público vem de anos. Ele é o ídolo de um jovem de 30 anos, da mãe, dos avós e de uma criança. As pessoas têm um carinho por ele, que acaba se tornando um membro da família. Isso não dá para tirar, pois a família cresceu com ele”, diz.

Como explicar a identificação do público com o comunicador? “Ele leva alegria, que é tudo o que nós queremos pelo que acontece na nossa vida e no nosso país. É um cara diferenciado, que fala o que muitos não têm coragem e com aquela espontaneidade. Fica aquela coisa engraçada”, analisa.

“Ele é o melhor de todos. No dia em que parar, não vai ter outro que nem Silvio Santos. É como aconteceu com o Chacrinha e outros grandes apresentadores. No Brasil, continua sendo o mais querido”, garante Roque, que mescla sentimentos de admiração e gratidão. “O Silvio é tudo na minha vida. A minha alegria é receber o público dele com o maior carinho”, avisa o diretor de auditório, que foi vereador de Carapicuíba (SP) antes de começar a trabalhar para Silvio Santos nos primeiros anos de TVS.
 
Irreverência que contagia

Silvio Santos é conhecido pela irreverência - Roberto Nemanis/SBT - Roberto Nemanis/SBT
Silvio Santos é conhecido pela irreverência
Imagem: Roberto Nemanis/SBT
Com a responsabilidade de entregar para o patrão e ídolo a audiência de seu programa aos domingos, Eliana diz que em cada detalhe procura agradá-lo: da roupa que vai usar a sua própria atração. A expectativa se confunde com ansiedade e, mesmo após tantos anos, ela diz que o nervosismo quando o encontra pessoalmente é o mesmo de quando era do grupo infantil "A Patotinha".

"Aos 14 anos, foi a primeira vez que vi o Silvio de perto e conforme o tempo passa o respeito e admiração aumentam. Sempre fico com a mão gelada e o coração bate mais forte [ao vê-lo pessoalmente]. Dá aquele frio na barriga. Quero sempre superar as expectativas dele, inclusive no programa. Faço um programa para o meu público, mas também quero que ele goste", admite.

"Sempre fico com a mão gelada e o coração bate mais forte. Dá aquele frio na barriga! Quero sempre superar as expectativas dele, inclusive no meu programa"
Eliana, sobre estar perto de Silvio Santos

O apresentador brincalhão, homem sorriso e sem papas na língua, que não se intimida em comentar o que for e para quem for, do presidente da República a sua própria mulher, não ficou mais ácido ou criador de saias justas com o tempo. Para Eliana, ele sempre foi irreverente.

"Realmente ele é imprevisível, mas acho que isso de fazer rir, de se jogar no chão, sempre aconteceu. Talvez os mais jovens estejam descobrindo esse lado dele agora, mas é algo que sempre existiu", diz. "Como todo mundo está mais comedido, hoje em dia na televisão talvez ele seja o que fala o que pensa de maneira mais irreverente. E contagia! É essa transparência que e o conecta com todo público", avalia ela, que ainda sonha com o dia de apresentar seu filho, Arthur (4), ao animador.

Principal concorrente da apresentadora do SBT, Rodrigo Faro compartilha com ela a noção de originalidade de Silvio Santos. O animador, ele diz, é capar de atrair audiência por ele mesmo e não pelo o que apresenta: "Não existe ninguém como ele, ou alguém que consiga chamar os telespectadores por si mesmo. As pessoas assistem aos programas por conta do conteúdo, e não pelo apresentador. Com o Silvio é diferente. Antes de tudo, as pessoas ligam a TV para ver ele".

Herdeiro do trono

Carlos Alberto de Nóbrega aposta em Rodrigo Faro para ser o sucessor de Silvio Santos - Divulgação/SBT - Divulgação/SBT
Carlos Alberto de Nóbrega aposta em Rodrigo Faro para ser o sucessor de Silvio Santos
Imagem: Divulgação/SBT
Gugu Liberato já dividiu com Silvio Santos o reinado dos domingos do SBT e era visto como o sucessor ideal, o número um da lista para herdar o trono. O tempo passou, o antigo pupilo foi para a Record e outros nomes passaram a ser, também, cogitados para a difícil missão.

Patrícia Abravanel ou outro membro da família e Rodrigo Faro são possíveis candidatos. Mas, o que os famosos ouvidos pelo UOL concordam é que não será um substituto, mas um sucessor. Não haverá um novo Silvio Santos.

"O Gugu é um excelente apresentador e, claro, pode continuar o legado deixado pelo Silvio. Mas ele tem outras pessoas nessa sequência: o Celso Portiolli, o Ratinho e mesmo a Patrícia, que está pegando todo o esquema e se saindo muito bem", analisa Liminha, que teve as portas abertas na TV pelo ex-apresentador do "Domingo Legal". Para ele, a filha de número 4 do animador tem todo potencial para ficar com o lugar do pai. "Se o Silvio parar acho que ela vai ancorar tudo isso aí. Está com tudo na mão! Onde ela é colocada, se diferencia e dá audiência. Está aí o futuro. Mas se isso vier acontecer, o próprio Silvio vai dirigi-la. Ele é mestre nisso", acredita o assistente de palco. 

“Quem do SBT entrar para substituir o Silvio, está ferrado! Vai ser uma comparação total. Só tem uma pessoa: o Rodrigo Faro”
Carlos Alberto de Nóbrega
 

Amigo de longa data, Carlos Alberto de Nóbrega conhece a fundo a trajetória do patrão na televisão e não tem dúvida sobre o único que poderia ficar com o posto. Na opinião dele, alguém de fora do SBT estaria mais confortável para assumir o lugar de Silvio.

“Quem do SBT entrar para substituir o Silvio está ferrado! Vai ser uma comparação total. Nem a Patrícia e nem ninguém. Só tem uma pessoa, que é o Rodrigo Faro”, disse o humorista, olhando para o apresentador da Record nos bastidores da gravação do Troféu Imprensa, no mês passado. Ele não esconde a vontade de trazer Faro para o mesmo canal. “Ele é o presente e o futuro. É a cereja do bolo do SBT. Estou louco para colocar essa cereja no bolo, mas está difícil, não é, Rodrigo?”, brinca aos risos.

Carlos Alberto tem motivo para ver Faro como um sucessor, inclusive, escolhido pelo próprio Silvio. Ele acredita que no Troféu Imprensa de 2015 o apresentador sugeriu para quem gostaria de passar o bastão. Na ocasião, Silvio entregou, momentaneamente, a apresentação da premiação para Faro.

“Você acha que aquilo foi sem querer? Claro que não! Foi um teste! Com todo respeito pela Record, todos sabemos que é um desejo muito grande do SBT [de contratar Rodrigo Faro]. Ele vem um dia. Eu ou alguém o arranco de lá”, promete. Visivelmente lisonjeado, o apresentador do "Hora do Faro" disse que tem o apresentador de "A Praça é Nossa" como um pai. "Isso que o Carlos Alberto disse chega a me arrepiar porque ele fala de coração. O Silvio é insubstituível. O que vai acontecer, um dia, é que alguém vai ocupar essa lacuna que ele vai deixar", disse ele, sem saber dizer quem pode um dia estar no lugar do ídolo.