Topo

#ChoraCarminha! Com 16 anos e 10kg mais magra, Ágata quer voltar à TV

A atriz Ana Karolina Lannes, 16 anos - Reprodução/Instagram/karolina_lannes
A atriz Ana Karolina Lannes, 16 anos Imagem: Reprodução/Instagram/karolina_lannes

Do UOL, no Rio

11/06/2016 07h00

Minar a autoestima de Ágata (Ana Karolina Lannes) era o passatempo favorito de Carminha (Adriana Esteves), mas as barbaridades que a vilã de "Avenida Brasil" despejava nem de longe atingiram a atriz mirim - hoje uma adolescente de 16 anos, dez quilos mais magra e com a mesma autoconfiança de sempre. Aluna do segundo ano do Ensino Médio, ela foca nos estudos e no vestibular que quer prestar para Artes Cênicas, enquanto não volta à TV.

"Minha família é baixinha e tem tendência a engordar. Passei a infância inteira sendo gordinha, nunca foi uma coisa que me incomodou. Algumas pessoas até achavam que eu era metida porque sempre tive a autoestima muito alta. Na época da novela, eu ia para os lugares e não estava nem aí para as pessoas. Ninguém falava na minha cara e eu não procurava saber o que estavam falando", lembra ela, que logo depois da novela pensou em emagrecer para "se livrar" da Ágata, mas desistiu ao ser escalada para o filme "Minha Mãe é Uma Peça". 

O processo de emagrecimento foi acontecendo de forma natural, quando deixou o Rio e voltou a morar em São Paulo com os pais. "Voltei para a dança, fiz luta, academia. Aos poucos, passei a não comer tanto assim. Não fiz dietas loucas, de só tomar shakes ou só comer proteínas", conta.

Hoje, a adolescente costuma publicar várias selfies em seu perfil no Instagram, mas isso não significa que se transformou numa pessoa vaidosa. "Acho que, quando fiquei mais velha, comecei a sair mais, então posto mais. Mas tem dias que eu saio parecendo uma mendiga (risos). Hoje eu queria ir para a escola com a parte de cima do pijama, meu pai que não deixou. Eu gosto de me sentir bem. Se hoje eu me olho no espelho e me acho bonita, tiro uma foto e posto. Todo ser humano gosta de receber um elogio. Tem é que tomar cuidado para não se deixar levar pelos comentários negativos, porque sempre tem", diz ela, garantindo que aprendeu a filtrar as mensagens a seu respeito.

Desde os 6 anos na TV, quando começou a fazer seus primeiros comerciais e logo depois estreou nas novelas, em "Duas Caras" (2007), Ana Karolina conta que já pensou em seguir a carreira de veterinária, mas hoje pretende conciliar as profissões de atriz e professora. "Penso em, quando já tiver um nome, uma carreira, abrir uma escola de teatro. Seria unir o útil ao agradável", diz ela, que pretende descobrir o teatro musical em breve.

Ana Karolina cita alguns colegas de "Avenida" como suas inspirações no ofício. "Sou apaixonada pelo Marcos Caruso. Ele sempre me dava dicas, corrigia os erros e era sempre carinhoso. É um ótimo ator. Sobre a Adriana Esteves não tem nem o que falar. Ela foi a pessoa que mais me ajudou, era um papel complicado emocionalmente", lembra. "Adoraria rever as pessoas. Eles, Cauã [Reymond]... A gente fazia muita palhaçada junto, apostava brigadeiro na cidade cenográfica para quem adivinhasse quanto tempo ia durar a cena. Cada elenco é uma família. Depois tem que praticar o desapego, porque dói, viu? Passa aniversário, você fica feliz, fica triste, e aquelas pessoas estão lá", explica.

Da abordagem das senhorinhas que assistiam "Ciranda de Pedra" aos fanáticos por "Avenida Brasil", a atriz diz ter aprendido logo a lidar com o assédio. Hoje um pouco menos reconhecida nas ruas por estar diferente da garotinha de quatro anos atrás, ela, que chegou a fazer teste para a atual temporada de "Malhação", mantém contato com os fãs nas redes sociais. "Sempre gostei muito de ter fãs, até faz um pouco de falta. Acho divertido. O pessoal fica em cima, as pessoas comentam: 'Volta para a TV', e aí eu explico que não depende de mim. Adoro atuar, seja fazendo teatro de rua, comercial, não precisa ser nada grande", afirma.