Topo

Globo noticia morte de Rubén Aguirre; Fátima lembra triste coincidência

Do UOL, em São Paulo

17/06/2016 11h51

A Globo noticiou na manhã desta sexta-feira (17) a morte do ator Rubén Aguirre, o professor Girafales, intérprete da série mexicana "Chaves", exibida pelo SBT. O ator morreu nesta madrugada, aos 82 anos, por complicações de uma pneumonia.

"Notícia triste. A vila do Chaves está mais triste. Muito triste essa notícia do nosso querido Professor Linguiça", narrou a jornalista Mari Palma, que encerrou o bloco de notícias no programa "Encontro" com uma maçã nas mãos.

Fátima Bernardes lembrou que a morte de Rubén Aguirre acontece no mesmo dia de um outro humorista, o Bussunda, do "Casseta e Planeta", que faleceu em 17 de junho de 2006, enquanto cobria a Seleção brasileira na Copa da Alemanha. "Poxa, uma triste coincidência", lamentou.

Aguirre é o quarto ator do elenco principal de "Chaves" a morrer, após Ramón Valdés, o seu Madruga (1923-1988); Angelines Fernández, a Dona Clotilde/Bruxa do 71 (1922-1994); e Robérto Gómez Bolaños, o criador e protagonista de "Chaves" e "Chapolin" (1929-2014).

Aguirre nasceu em Coahuila, México, em 15 de junho de 1934. Ele atuou em áreas diversas, estando também à frente e atrás das câmeras: foi locutor de rádio e televisão, narrador de touradas, ventríloco, ator e diretor de TV.

Começou a trabalhar com Roberto Gómez Bolaños, o Chaves, no final da década de 60 no programa "El Ciudadano Gómez". Também atuou ao lado do criador da famosa série mexicana em séries como "Chespirito" e "Chapolin".

Como o personagem Girafales, do "Chaves", conheceu o sucesso internacional. Na série, interpretava o professor apaixonado pela dona Florinda e que sempre ficava nervoso com o menino Chaves.

Também fez filmes, como  "El Chanfle", "El Chanfle 2", "Charrito". Após o fim do seriado "Chaves", produziu, em 1994, o programa "Aqui esta la Chilindrina", com a personagem Chiquinha, interpretada por Maria Antonieta de Las Nieves. Com o término do "Chaves", que em seus últimos anos fazia parte do programa "Chesperito", Aguirre passou a se dedicar ao circo, que trazia o nome de seu mais famoso personagem: "El Circo del Professor Jirafales".

Em sua biografia, "Después de usted", publicada em 2015, Aguirre contou o início de sua trajetória na televisão, o nascimento do personagem Girafales, as brigas pelos direitos dos personagens do "Chaves", entre outras memórias. O epílogo da obra dedicou ao amigo Bolaños, que morreu em novembro de 2014.