Topo

Atriz de "Velho Chico" descobre vocação vendo novelas coreanas

A atriz Giullia Buscacio é Olívia em "Velho Chico" - Reprodução/TV Globo
A atriz Giullia Buscacio é Olívia em "Velho Chico" Imagem: Reprodução/TV Globo

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

20/06/2016 16h09

Dramalhão e chororô são a tônica das novelas coreanas. Quem conta a curiosidade é Giullia Buscacio, a Olívia de ‘Velho Chico”. Filha de um jogador de futebol, a atriz morou durante quatro anos e meio na Coreia do Sul e foi assistindo às produções locais que ela descobriu sua vocação.

“Fui morar em uma cidade perto de Seul, chamada Cheonane, praticamente virei uma coreana porque aprendi rápido o idioma, fiz muitas amizades e comia todas as comidas típicas. Amava tudo e a minha maior diversão era ver novela. As tramas não eram de época, mas tinham bastante drama, aquelas músicas de suspense e eu ficava encantada. Me via em cena”, conta Giullia, que nasceu na cidade de Funchal, na Ilha da Madeira, Portugal.

Em 2007, quando a família Buscacio voltou em definitivo ao Brasil – o pai, Júlio César, pendurou as chuteiras na Hungria-  Giullia pediu para mãe inscrevê-la em uma agência de modelos, e daí para as oficinas de teatro foi um pulo. Dois anos depois, aos 12, ela estreou na série “A Lei do Crime” da Record, onde também fez a novela “Balacobaco” em 2013. Olívia é o segundo trabalho de Giullia na Globo, antes ela interpretou Bruna de “I Love Paraisópolis”.

Giulia e a irmã mais nova, Giovanna, passaram a infância na Coreia do Sul  - Reprodução/Instagram@giubuscacio - Reprodução/Instagram@giubuscacio
Giulia e a irmã mais nova, Giovanna, passaram a infância na Coreia do Sul
Imagem: Reprodução/Instagram@giubuscacio
“Olívia é determinada e corre atrás dos sonhos como se fosse uma leoa, e acredito ser esse o nosso único ponto em comum. De resto, não temos nada parecido, a começar pelo lugar que ela cresceu, pela realidade do lugar em sua volta… Tudo é muito diferente”, resume Giullia, que primeiramente fez um teste para viver Luzia (Lucy Alves) na fase jovem e acabou ganhando do diretor Luiz Fernando Carvalho um papel maior, com participação em toda segunda fase da trama de Bendito Ruy Barbosa.

Filha de Santo (Domingos Montagner), Olívia trabalha na cooperativa de produtores rurais de Grotas de São Francisco e tem um projeto de agronomia orgânica. Vive um romance com Lucas (Lucas Veloso), mas desde a chegada na cidade de Miguel (Gabriel Leone), herdeiro dos Sá Ribeiro, a jovem está dividida. Mal sabe ela, que o rapaz é na verdade seu irmão.

"Sinceramente, eu não sei o que vai acontecer, qual será a sua reação quando souber dessa bomba. Que eu saiba, Olívia é filha do Santo e da Luzia, agora se tem outra coisa por aí, não me chegou ainda”, diz Giullia que não tem torcida com quem a sua personagem irá ficar. “Eu torço mesmo para sua realização porque ela quer acima de qualquer coisa crescer profissionalmente e ter o respeito e admiração do pai. Ela é guerreira e vai escolher o que for melhor na sua vida. Eu confio nos autores", assume.

Aos 19 anos, formada pela Escola de Teatro Wolf Maya, Giullia revela que tem vontade fazer uma vilã “bem mal” e o mais rápido possível. Para isso, ela não se importa em emendar um trabalho em outro tal como aconteceu com “I Love Paraisópolis “ e “Velho Chico”.  “Não tive férias e nem liguei. Nesse momento da minha carreira, eu estou disposta e aberta a todos os convites para televisão, filmes e teatro”, avisa a dedicada atriz.