Topo

Datena revela que fará procedimento cirúrgico para emagrecer 30 quilos

Datena revela que fará procedimento cirúrgico para emagrecer 30 quilos - Reprodução/TV Bandeirantes
Datena revela que fará procedimento cirúrgico para emagrecer 30 quilos Imagem: Reprodução/TV Bandeirantes

Do UOL, em São Paulo

23/06/2016 19h03

José Luiz Datena revelou nesta quinta-feira (23) que fará uma cirurgia em outubro para emagrecer cerca de 30 quilos. O objetivo do apresentador é controlar o diabetes.

"Terei de emagrecer 30 quilos. É a mesma cirurgia do Faustão. Mas acho que vou ficar feio magrelo", especulou Datena durante o "Brasil Urgente", na Band. "Tem que controlar o diabetes porque, senão, [a pessoa] morre, [é uma doença que] vai matando lentamente, perde o pé, fica cego. Você, que tem diabetes, precisa controlá-lo", aconselhou o apresentador.

Embora não tenha tocado no assunto, Datena deve se licenciar do "Brasil Urgente" por um período.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o número de adultos diagnosticados com diabetes no Brasil atingiu 7,4% no ano passado, valor bem acima dos 5,5% registrados em 2006. Ou seja, quase 1 em cada 10 brasileiros possuem a doença atualmente.

As cidades que apresentaram maior índice de adultos diabéticos foram Rio de Janeiro (8,8%), Porto Alegre (8,7%) e Campo Grande (7,9%). Por outro lado, a que registrou o menor número foi Palmas (3,9%).

A OMS (Organização Mundial da Saúde) informou que o número de adultos diabéticos em todo o mundo quadruplicou em menos de quatro décadas, chegando a 422 milhões. Fatores como o aumento de peso, sedentarismo, alimentação à base de carboidratos, refrigerantes e doces podem estar ajudando a aumentar a prevalência de diabetes no mundo.